A valorização de pessoas, bem como a inovação de processos, rotinas e instrumentos em prol do contínuo aperfeiçoamento da Justiça local é a principal meta da Administração para o biênio 2020-2022. Para tanto, nos primeiros meses da atual gestão, o TJDFT pesquisou boas práticas e propôs soluções para orientar o teletrabalho compulsório ocasionado pela pandemia, com foco na preservação da integridade física de magistrados, servidores, colaboradores e usuários.
Com intuito de auxiliar a gestão do teletrabalho, o TJDFT, por meio da Secretaria de Recursos Humanos, desenvolveu o Guia “Trabalho em tempos de pandemia”, com informações gerais sobre a pandemia, medidas e equipamentos de proteção e sobre o teletrabalho (gerenciamento de equipe, prevenção do estresse, dicas de ergonomia) e as ações desenvolvidas pelo Tribunal para enfrentamento da crise.
Preocupado com a saúde de magistrados e servidores, o Tribunal promoveu campanha de vacinação antigripal, de 27/4 a 8/5, na qual foram aplicadas 2642 doses de vacina. Além disso, o TJDFT incluiu, de forma célere, na tabela no plano de saúde da Casa, os exames de diagnóstico da Covid-19, antes mesmo da determinação da Agência Nacional de Saúde – ANS. O TJDFT tem realizado, ainda, o acompanhamento sistemático dos casos de Covid-19, identificados na Casa. Dos 1010 pacientes diagnosticados, 768 casos estão encerrados e 242 encontram-se em acompanhamento.
Para viabilizar a prestação do serviço médico no âmbito do Tribunal, foi implementado o teleatendimento, na Secretaria de Saúde do TJDFT – SESA, em diversas especialidades, sendo que, nos primeiros 100 dias de gestão, magistrados e servidores realizaram 6.353 consultas de forma remota. O TJDFT tem desenvolvido também ações de promoção da saúde e prevenção de adoecimento, como webinários e a publicação de vídeos autoinstrucionais e artigos científicos.
Outra ação implementada foi a criação de canal virtual para atendimento médico e psiquiátrico de oficiais de justiça que continuam atuando de forma presencial no atendimento de medidas urgentes. De forma a garantir a integridade física daqueles que continuam trabalhando de forma presencial, o Tribunal realizou ainda ações de treinamento de terceirizados e agentes de segurança, tomou providências relativas à segurança do trabalho e realizou a aquisição de álcool em gel e dispenser, equipamentos de proteção individual (avental, máscaras) e termômetros clínicos digitais com sensor infravermelho para utilização nas portarias dos fóruns e, também, nas unidades de saúde da SESA.
Educação a distância
Diante da pandemia da Covid-19, o Tribunal, por meio da Escola de Formação Judiciária, tem investido em ações educacionais a distância para auxiliar magistrados e servidores na superação dos desafios do novo contexto, como, por exemplo, webinários e cursos autoinstrucionais. Nos primeiros 100 dias da gestão, foram realizadas 88 ações educacionais, que contaram com 4.727 participações e somaram uma carga horária de 4.928 horas. Além disso, para apoiar magistrados, servidores, partes, advogados, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública nas audiências telepresenciais, foram desenvolvidos 15 vídeos e dois tutoriais.
Para conferir as ações desenvolvidas nos primeiros 100 dias da gestão 2020-2022, acesse o link abaixo.