InícioTocantinsVisitadoras tocantinenses do Programa Criança Feliz se destacam em premiação nacional

Visitadoras tocantinenses do Programa Criança Feliz se destacam em premiação nacional


Visitadoras tocantinenses do Programa Criança Feliz se destacam em premiação nacional

15/12/2020 – Cláudio Duarte/Governo do Tocantins

Cinco visitadoras tocantinenses do Programa Criança Feliz (PCF) foram agraciadas com o Premio Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia. O PCF é uma iniciativa do Governo Federal, com gestão compartilhada com o Governo do Estado e municípios. No Tocantins, o Programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e pelos municípios.

O gestor da Setas, José Messias Araújo, disse que o prêmio vem corroborar o ótimo serviço de orientação e visitação promovido pelos profissionais da área. “Nosso Estado tem sido referência nacional quando se trata do Programa Criança Feliz; isso é mérito do excelente trabalho desenvolvido pelas equipes técnicas que orientam e pelas visitadoras das equipes municipais que atendem aos critérios do Programa e adaptam soluções seguras de modo a atender a população mesmo em época de pandemia”, ressaltou o secretário.

O Prêmio Parentalidade destaca, em todo o Brasil, as 100 melhores iniciativas nas práticas de visitação à população em seus municípios, durante a pandemia. Do Estado do Tocantins, foram selecionadas as visitadoras de Monte do Carmo, Rosicleia Pereira de Oliveira e Marilene Carvalho da Rocha; a educadora social de Rio Sono, Luzinete Sousa; a visitadora de Barra do Ouro, Valdelice da Silva Lopes; e a visitadora Mayra Chaves Borges, de Muricilândia.

As visitadoras foram avaliadas quanto ao aprimoramento das práticas para os pais e os cuidadores, o fortalecimento de vínculos e engajamento com as famílias visitadas, a abordagem prática e a adaptabilidade realizadas no período da pandemia; e observadas quais as estratégias e as soluções praticadas para a aproximação e apoio às famílias.

A coordenadora Estadual do PCF no Tocantins, Katilvania Guedes, disse que “o objetivo da premiação é identificar e destacar os profissionais e as boas práticas de desenvolvimento infantil e estímulo às crianças, bem como o fortalecimento das famílias na primeira infância nos programas de visitação domiciliar adaptados durante o período de pandemia de Covid-19”.

Programa Criança Feliz

O programa foca no desenvolvimento integral das crianças brasileiras, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O principal objetivo é assegurar, com estratégias de visitação familiar, as condições para que elas desenvolvam seus potenciais.

A visitação atende famílias com gestantes e/ou crianças de até três anos de idade; no caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os seis anos de idade.

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA