InícioTocantinsTocantins registra redução nas demandas de assistência aos animais silvestres em 2020

Tocantins registra redução nas demandas de assistência aos animais silvestres em 2020


Tocantins registra redução nas demandas de assistência aos animais silvestres em 2020

28/12/2020 – Cleide Veloso/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) verificou, nesta segunda-feira, 28, a redução na demanda de assistência à animais silvestres em 2020. Conforme registro do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga) foram acolhidas, até o momento, 280 espécies silvestres, no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), neste ano.

Mantendo a tendência de anos anteriores, das 280 espécies recebidas e assistidas, 211 animais, ou seja, a maioria, também eram aves silvestres, além de 49 mamíferos, 19 répteis e um aracnídeo. Em 2019, foram atendidos 464 animais silvestres no Cefau, sendo 349 aves, 85 mamíferos e 30 répteis.

“Apesar da diminuição das solicitações de assistência a animais silvestres, após a determinação de distanciamento social, continuamos atendendo todos os chamados. Mantemos equipes em escalas de plantão e após avaliação médica os animais em condições de retorno à natureza foram liberados. Os que precisam de cuidados em cativeiro aguardam a formalização de todos os procedimentos legais e são encaminhados a um criadouro regularizado”, afirma Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

Para o gerente de Pesquisas e Informações da Biodiversidade do Instituto, Jorge Leonam, a redução de demanda pode ter relação com o distanciamento social. “No início, havia muitas incertezas relacionadas à possibilidade de transmissão da Covid-19 entre humanos e também animais. Com a determinação de distanciamento social as pessoas tiveram que se manter em casa, os locais em que havia possibilidade de aglomeração foram fechados, assim reduziu o contato com natureza e consequentemente com animais”, enfatiza o gerente.

“Foi um ano atípico, mas mantemos nossas atividades, além de cooperações técnicas e parcerias, emitimos 22 autorizações de manejo de animais silvestres, dos 26 processos em análise. Por meio de encontros virtuais, participamos de quatro reuniões do Comitê Pró-animais do Tocantins e de palestras para comunidades acadêmicas. Mantendo ainda o protocolo de segurança e prevenção à Covid-19, realizamos uma visita técnica ao Instituto Onça Pintada (IOP), além das três expedições de observação ao Pato Mergulhão, no período reprodutivo”, ressalta Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins.

Fauna

O Cefau é a unidade do Naturatins que recebe e oferece assistência aos animais silvestres, vitimados por atropelamentos, queimadas, maus tratos, apreensões e entregas voluntárias pelos cidadãos. Após a reabilitação da espécie, o animal é devolvido ao habitat natural ou destinado a um cativeiro autorizado. 

A partir de janeiro, as solicitações de atendimento com serviços do Naturatins vão precisar ser registradas via Sistema Integrado de Gestão Ambiental, disponível no site naturatins.to.gov.br. As denúncias de infrações e crimes ambientais praticados em território tocantinense continuam sendo registradas no canal Linha Verde 0800 063 11 55 ou via internet, na página do Instituto ou direto no link https://naturatins.to.gov.br/linha-verde/.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA