InícioTocantinsTocantins participa de Audiência Pública de apresentação do Plano Nacional de Resíduos...

Tocantins participa de Audiência Pública de apresentação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos


Tocantins participa de Audiência Pública de apresentação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos

13/11/2020 – Robson Corrêa/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), participa nesta sexta-feira, 13, da Audiência Pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares). O encontro, em âmbito nacional, será realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e terá inicia às 10 horas, horário de Brasília. 

Desde outubro deste ano, diversas consultas públicas foram realizadas nas regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Norte e Nordeste para coletar todas as informações necessárias que auxiliaram na elaboração do Plano, que terá versão final apresentada e legitimada durante a Audiência Pública. O secretário da Semarh, Renato Jayme, destaca a importância da participação da sociedade nos encontros. “A contribuição que a população pode dar, participando das audiências e das consultas públicas, é de extrema relevância para que seja elaborado um Planares que atenda cada vez mais as demandas da própria sociedade”, pontua. 

Para assegurar as medidas preventivas de combate a Covid-19, o número de vagas disponibilizadas para a audiência pública na forma presencial foi limitado, e o MMA incentiva a participação, para aqueles que possuam condições, na forma virtual. A Audiência será transmitida ao vivo por meio do canal do MMA no YouTube. 

Planares

O Planares é estruturado conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que dispõe sobre os instrumentos para avanços na gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos no território nacional. O documento possui metas, diretrizes e estratégias, tornando-se uma ferramenta fundamental para operacionalizar os direcionamentos da PNRS.

O Plano é resultado direto do programa Lixão Zero, eixo da Agenda Ambiental Urbana, implementada para melhorar os indicadores ambientais nas cidades. Esse trabalho subsidia os estados e municípios na gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU), com foco na destinação final ambientalmente adequada.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA