InícioTocantinsRuraltins executa Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia internos do abrigo...

Ruraltins executa Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia internos do abrigo Lar Batista


Ruraltins executa Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia internos do abrigo Lar Batista

23/11/2020 – Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com doação simultânea, está beneficiando diversas entidades no Estado, e uma delas é a organização Lar Batista, instituição de acolhimentos de menores que vivem em situação de abandono, abuso e exploração. As doações ocorrem todas as segundas-feiras, quando uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Central em Palmas, leva uma diversidade de alimentos à entidade, que fica no Distrito de Luzimangues, em Porto Nacional.

Nesta segunda-feira, 23, foram entregues 226,3 km distribuídos em abacaxi (117,7 kg), mandioca (97,8 kg) e couve (10,8 kg) para alimentar os internos que, no momento, são 14 crianças e adolescentes. Somando à equipe de trabalho, são alimentadas cerca de 24 pessoas no decorrer da semana.

“Os alimentos são adquiridos, ou seja, comprados do pequeno agricultor e em seguidas doados para entidades socioassistenciais. Na prática, ao adotar essa modalidade, o Governo, tanto Federal quanto estadual, que é quem executa o Programa, fomenta o comércio local voltado para a agricultura familiar, e ainda proporciona a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade”, explicou o vice-presidente do Ruraltins, Aníbal Lamattina.

Para a coordenadora da instituição, Judite Rocha, esse programa é bastante interessante, porque não só traz benefícios para a alimentação do Lar Batista, com também beneficia os pequenos agricultores. “Aqui, a gente necessita dos alimentos para suprir as necessidades nutricionais que as crianças e os adolescentes precisam, e ao mesmo tempo beneficia os pequenos agricultores. Então para nós, está sendo um momento muito bom por estarmos recebendo semanalmente os alimentos, que são bem aproveitados durante a semana, com a produção de sucos, bolos, doces para colocar na mesa das nossas crianças”, afirmou.

Durante a entrega, a servidora do Ruraltins, Edinilva Cristina de Andrade, destacou também a importância de observar a qualidade dos alimentos. “Tão importante quanto fomentar a cadeia produtiva da agricultura familiar, é oferecer produtos em condições para o consumo, e isso é observado pelo Ruraltins e reforçado aos produtores no momento da aquisição dos produtos com qualidade”, destacou.

Este ano, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta, teve início no segundo semestre, em virtude da pandemia, com investimento de R$ 5 milhões. Esse recurso está sendo aplicado em duas etapas, de R$ 2,5 milhões divididos entre os meses de setembro e outubro, e o restante para novembro e dezembro.

PAA/Compra Direta

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, sendo executado no Estado pelo Ruraltins. O PAA propicia a aquisição de alimentos excedentes dos agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

Para participar, os agricultores familiares devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e estar organizados, preferencialmente, em grupos formais (cooperativas e associações) ou informais, mas também podem participar individualmente.

 

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA