InícioTocantinsGoverno e empresa piauiense estudam possibilidade para implantar novo modelo na Ceasa...

Governo e empresa piauiense estudam possibilidade para implantar novo modelo na Ceasa de Palmas


Governo e empresa piauiense estudam possibilidade para implantar novo modelo na Ceasa de Palmas

15/12/2020 – Amanda Oliveira/ Elmiro de Deus – Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e a empresa Nova Ceasa de Teresina (PI) estudam a possibilidade de implantar um novo modelo na Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros (Ceasa) de Palmas. Nessa segunda-feira, 14, foi apresentada a proposta de estudo e análise para implantação de no centro de Abastecimento. Participaram da reunião o secretário da Seagro, Thiago Dourado e o diretor presidente da empresa James Andrade Pereira, e equipe.

De acordo com o secretário, o empresário veio ao Tocantins a convite do Governo do Estado, e neste primeiro momento é uma visita de reconhecimento da estrutura atual da Ceasa. “Estamos nessa parceria, ainda na fase embrionária, ele veio conhecer a estrutura atual, juntos desenharemos um novo modelo, acreditamos nessa nova proposta, pois a empresa já é legitimada, ou seja, tem experiência em projetos de centrais de abastecimentos no país”, ressaltou Thiago Dourado.

O diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade, Fernando Garcia apresentou aos participantes o diagnóstico da infraestrutura atual da Central de Abastecimento de Palmas. “A Ceasa tem 11 anos de funcionamento e acreditamos na melhor utilização do espaço. Temos uma boa infraestrutura, área destinada à expansão, localização de fácil acesso, proximidade com os projetos de produção agrícola, como: São João, Prata e Manoel Alves. Queremos melhorar os processos de comercialização não só apenas no Tocantins como também nos estados vizinhos e principalmente promover a integração dos produtores com a Ceasa”.

Para o empresário, James Andrade, o Tocantins está localizado numa região privilegiada, no centro do país, o que possibilita a distribuição de produtos hortifrutigranjeiros para diversos estados, como Maranhão, Pará, Mato Grosso e parte do Piauí. “O Estado tem potencial, pois está localizado estrategicamente, numa logística que possibilita a distribuição para outros centros comerciais do país, além de tudo, é o Estado mais novo do país, promissor, com um crescimento acima da média nacional. Portanto, o Tocantins pode ser um grande distribuidor de produtos regionais”, disse.

O empresário disse ainda que o Brasil possui atualmente cerca de 37 centrais de abastecimentos, a grande maioria está sendo gerida em administração privada. “Acreditamos na gestão privada. A Nova Ceasa, existe desde 1976, mas em 2017 passou a gestão para iniciativa privada, sendo modelo de centrais de abastecimentos no país”, e acrescentou que a equipe que coordena fará os estudos iniciais e, posteriormente será apresentado o projeto estrutural ao governo do Tocantins.

O empresário James Andrade, em 2018, foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reconheceu a Nova Ceasa do Piauí, como uma das quinze melhores Parcerias Público Privada (PPPs) do mundo.

Participantes

Estiveram presentes na reunião a superintendente de Parcerias de Concessões do Governo do Piauí, Viviane Moura, a assessora administrativa da Nova Ceasa, Vanessa Ribeiro de Carvalho, o representante da secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf) Marcus Carlos Costa Santos, gerentes e diretores da Seagro.

Edição: Lenna Borges

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA