InícioTocantinsGoverno do Tocantins prossegue com treinamento operacional do Sistema Informatizado de Gestão...

Governo do Tocantins prossegue com treinamento operacional do Sistema Informatizado de Gestão do ICMS Ecológico para os municípios


Governo do Tocantins prossegue com treinamento operacional do Sistema Informatizado de Gestão do ICMS Ecológico para os municípios

08/12/2020 – Robson Corrêa/Governo do Tocantins

O treinamento operacional do Sistema Informatizado de Gestão do ICMS Ecológico para o Estado do Tocantins (Siseco), oferecido aos técnicos dos 139 municípios do estado, prossegue até a próxima sexta-feira,11 de dezembro. A capacitação está sendo ministrada pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), das 9 às 12 horas, por meio da plataforma EAD no link: ead.ati.to.gov.br.

A inspetora de Recursos Naturais da Semarh, Fernanda Maria Silva, destacou que “nesse primeiro momento, os municípios receberão um link de treinamento do sistema e poderão aprimorar os conhecimentos sobre a operacionalização do Siseco e, em janeiro, o sistema será aberto para receber os dados dos municípios do ano de 2020”. Ainda segundo a inspetora, “quando o sistema estiver efetivamente ativo, é extremamente importante que os municípios se atentem para o envio das informações o mais rápido possível, evitando deixar para última hora”.

O secretário municipal do Meio Ambiente de Dueré, Marques Augusto Carneiro, participou do segundo dia de capacitação e ressalta que “o aprendizado vai orientar a equipe que trabalha nessa área ambiental, fortalecendo ainda mais as ações dentro do município, trazendo benefícios e critérios que serão colocados em prática”.

O Siseco é utilizado na integração dos índices do ICMS Ecológico, com o resultado em percentual dos municípios por critério ambiental, a partir das ações realizadas por cada um. O sistema foi desenvolvido para suprir a carência de solução informatizada que atendesse os anseios por parte dos municípios do Tocantins e da sociedade como um todo com relação à modernização na apuração dos cálculos realizados pelo ICMS Ecológico.

O sistema vai tornar mais eficientes as etapas que envolvem a Semarh, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

A capacitação contempla dois servidores indicados pelos municípios que foram cadastrados e receberam o link e, até o final de dezembro, o sistema estará em fase de ajuste, recebendo sugestões e dúvidas dos usuários que podem entrar em contato por meio do e-mail: icms.ecologico.siseco@semarh.to.gov.br ou pelo telefone: (63) 99936-0696.

ICMS Ecológico

O ICMS Ecológico foi implementado, no Tocantins, em 2002 e é um mecanismo tributário que possibilita, aos municípios, acesso a parcelas maiores do que aquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados, por meio do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais.

A ferramenta tem como objetivo beneficiar os municípios que desenvolvem políticas públicas de proteção do meio ambiente, podendo representar uma espécie de recompensa por desenvolver ações de educação e preservação ambiental.

 

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA