InícioTocantinsGoverno do Tocantins promove nova capacitação em sindicância investigativa para servidores do...

Governo do Tocantins promove nova capacitação em sindicância investigativa para servidores do Executivo Estadual


Governo do Tocantins promove nova capacitação em sindicância investigativa para servidores do Executivo Estadual

11/11/2020 – Gabriela Glória e Val Rodrigues/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), promove nova capacitação em sindicância investigativa para servidores do Executivo Estadual. Com carga horária de 8 horas, o curso iniciou na tarde dessa terça-feira, 10, e continua até esta quarta-feira, 11. A realização ocorre por meio do ambiente virtual da Unidade Certificadora do Tocantins (Unicet), administrada pela Secretaria do Estado da Administração (Secad). 

A iniciativa, executada pela Corregedoria-Geral do Estado (Coge), unidade administrativa da CGE-TO, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento técnico na apuração de infrações disciplinares. Com isso, contribui-se também para o aperfeiçoamento das atividades relativas à responsabilização de agentes públicos promovida pelo Governo do Estado, o que amplia a segurança do servidor e traz reflexos positivos para a prestação de serviços aos cidadãos.            

A capacitação é dedicada a servidores que eventualmente componham comissões designadas para apuração do cometimento de infrações disciplinares. “Por meio dessa formação, o pessoal envolvido na sistemática da correição fortalece habilidades e se aprimora para lidar com as diversas situações que se apresentam dentro dos órgãos”, destacou a corregedora-geral do Estado, Simone Pereira Brito, que é também uma das instrutoras do curso.

Temas

Compõem a base teórica do curso temas como Denúncia e juízo de admissibilidade; Correlação entre os procedimentos – denúncia, sindicância investigativa, sindicância decisória e Processo Administrativo Disciplinar (PAD); Infrações disciplinares e suas consequências à luz da Lei n° 1.818/07 (Estatuto do Servidor Público) – sanções, anotações e incompatibilidades; Atos iniciais da Sindicância Investigativa (composição de comissão, atribuições e ata de instalação).

Além da corregedora-geral, o curso é ministrado pelo técnicos da Coge: Taíse da Silva Cunha (Diretora de Responsabilização de Agentes Públicos); Tatiane Dias Medeiros (Diretora de Responsabilização de Entes Privados); Henrique Aires Loureiro (Presidente da 3º Comissão Processante); Luciano Alves Ribeiro Filho (Presidente da Comissão de Processo Administrativo de Responsabilidade de Pessoas Jurídicas); Rogério Noleto Coelho (membro CPAR- Comissão de Processo Administrativo de Responsabilidade).

 

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA