InícioTocantinsGoverno do Tocantins incentiva produção em cooperativa de agricultores familiares

Governo do Tocantins incentiva produção em cooperativa de agricultores familiares


Governo do Tocantins incentiva produção em cooperativa de agricultores familiares

22/12/2020 – Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), incentiva a produção agrícola por meio de cooperativa. Nesta terça-feira, 22, o secretário da Seagro, Thiago Dourado, recebeu o representante da Cooperativa de Assistência Técnica e Comercialização da Produção Agrícola dos Agricultores Familiares do Estado (Cooafeto), Manoel Barbosa. A Cooperativa está em fase inicial de estruturação e pretende integrar, principalmente, agricultores familiares, para reforçar a produção no município de Araguaína, bem como toda a região norte do Estado.

Segundo o secretário da Seagro, Thiago Dourado, o Governo do Tocantins apoia iniciativas como esta para incentivar a produção agrícola nas comunidades rurais. “O governo pode contribuir nos projetos produtivos, com dias de campo e assistência técnica aos produtores, capacitações, mas é necessário que haja organização, solidez na estruturação, que direcione a produção aliada à vocação do produtor regional ou local. O agricultor deve trabalhar integrado, com regularidade do produto oferecido, manter o padrão de qualidade dos alimentos e, consequentemente gerar renda nos municípios”, ressaltou.

Para o coordenador da Cooperativa, Manuel Barbosa, a cooperativa tem como objetivo promover e articular o trabalho de assistência técnica das famílias assistidas e de organização e comercialização da produção, em conjunto aos agricultores situados nos municípios, principalmente do norte do Estado. “Estamos em fase de implantação e viemos aqui, na Secretaria da Agricultura, em busca de parceria do governo para iniciarmos os projetos produtivos em diversas áreas, com os agricultores familiares”, pontuou.

A Cooperativa iniciou o plantio de abóbora, em uma área de 50 hectares, em alguns municípios. “Escolhemos o cultivo da abóbora por ser um produto de fácil manejo e comercialização, que pode durar até 90 dias. Além disso, queremos trabalhar também com fruticultura, piscicultura e outras atividades produtivas”, reforçou Manuel Barbosa.

O coordenador lembra ainda que a intenção da Cooperativa é incentivar, os agricultores, para uma produção diversificada, na intenção de fornecer aos programas sociais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de alimentação Escolar (Pnae).

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA