InícioTocantinsGoverno do Tocantins capacita servidores em responsabilização administrativa de pessoas jurídicas

Governo do Tocantins capacita servidores em responsabilização administrativa de pessoas jurídicas


Governo do Tocantins capacita servidores em responsabilização administrativa de pessoas jurídicas

27/11/2020 – Gabriela Glória/Governo do Tocantins

O curso “Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas à Luz do Decreto Estadual n.° 6.105/2020” capacitou na tarde dessa quinta-feira, 26, 60 servidores de dez pastas do Poder Executivo Estadual. A ação foi promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO). Com quatro horas de duração, a capacitação foi realizada na plataforma EAD que abrange o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet).

O curso norteou e atualizou os servidores que atuam na correição sobre as mudanças trazida pelo Decreto Estadual nº 6.105/2020, promulgado, em junho, pelo Governo do Tocantins. A nova legislação possibilita a apuração da responsabilidade administrativa objetiva de pessoas jurídicas, no âmbito do Poder Executivo Estadual, sendo um importante instrumento no combate à corrupção. “O curso é essencial para definir as formas de atuação trazidas pelo novo decreto. A responsabilização de pessoas jurídicas é uma área recente na Controladoria e estamos nos aprimorando nesse processo. Por isso, também criamos uma diretoria específica para o tema”, destacou o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, na abertura do curso.    

Além do decreto, o Governo do Estado também instituiu o fluxo das atividades referentes à responsabilização administrativa de pessoas jurídicas no âmbito da Corregedoria-Geral do Estado (Coge). As normas foram regulamentadas pela Portaria nº 123/2020/GABSEC, publicada no Diário Oficial do Estado, de 20 de outubro. “Tanto o decreto, quanto à portaria são instrumentos importantes para o cumprimento dos objetivos da Lei Anticorrupção. Por meio desta capacitação, esperamos promover um trabalho preventivo e de constante articulação com outros órgãos do Executivo Estadual, para efetivarmos os procedimentos de responsabilização de empresas”, destacou a corregedora-geral do Estado, Simone Pereira Brito, também uma das instrutoras do curso.  

Conteúdo

Durante sua exposição, a diretora de Responsabilização de Entes Privados da Coge, Tatiane Dias Medeiros, abordou, entre outros temas, a legislação anticorrupção como instrumento transformador no sentido de ampliar o entendimento sobre os diversos fatores que envolvem os atos lesivos à administração pública. “Hoje nós percebemos que a corrupção acontece não só quando há má conduta do agente público, mas também quando ocorre centralização das decisões, excesso de normas, má governança, dentre outros. Tudo isso requer a implementação de um sistema que leve em consideração o fomento da cultura de integridade; a cooperação entre órgãos e entidades; a simplificação e renovação do arcabouço legal, dentre outras medidas”, explicou.  

A corregedora da Secretaria da Saúde, Mayara Alves Maciel Lima Magalhães, foi uma da participantes do curso. Para ela, a capacitação foi uma oportunidade de atualização de conhecimentos. “O curso trata de um tema bem atual e de extrema importância para os servidores que atuam nas comissões ou nas análises preliminares e posteriores dos Processo de Responsabilização (PAR), como é o meu caso. O curso foi bem formatado e foi apresentado de forma bem clara e didática. A Coge/CGE tem realizado um trabalho de excelência no compartilhamento de conhecimento”, reforçou.

O curso contou com a mediação do presidente da Comissão Permanente de Procedimento Administrativo de Responsabilização de Pessoa Jurídica da Coge, Luciano Alves Ribeiro Filho.

 

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA