InícioTocantinsGoverno do Tocantins apresenta novo sistema Eletrônico Integrado de Gestão Ambiental

Governo do Tocantins apresenta novo sistema Eletrônico Integrado de Gestão Ambiental


Governo do Tocantins apresenta novo sistema Eletrônico Integrado de Gestão Ambiental

07/12/2020 – Naturatins/Governo do Tocantins

Nesta terça-feira, 8, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), vai apresentar, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) e a Associação dos Consultores Ambientais do Estado do Tocantins (Ascam-TO), o novo Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam/Naturatins).

Para atender as recomendações de prevenção à Covid-19, a apresentação também será transmitida ao vivo, nos canais multimídia do Naturatins e do Crea-TO. E na quarta-feira, 9, o sistema será apresentado aos técnicos de órgãos estaduais, que lidam com processos de licenciamento ambiental do Naturatins. O módulo de cadastro do Sigam/Naturatins está na fase final de implantação para entrar em operação.

“Estamos com equipes dedicadas à conclusão da integração tecnológica, para que os processos ambientais passem a ser integralmente digitais. Esse sistema tem o objetivo de aperfeiçoar o gerenciamento ambiental e oferecer mais celeridade aos processos. O novo Sigam faz parte do pacote de investimentos tecnológicos aplicados, este ano, no Naturatins”, afirma Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

“Com o novo Sigam, técnicos e consultores vão operar integrados ao Sistema de Gerenciamento de Documentos (SGD). Esse investimento faz parte da modernização da gestão ambiental do Estado, com a proposta de gerar economia, além da agilidade e segurança aos processos”, pontua Ivaci Rodrigues, diretor de Administração e Finanças do Instituto.

Vantagens

O Sigam tem a finalidade de oferecer agilidade à abertura do processo de análise e licenciamento ambiental para implantação de empresas e agroempresas; padronização dos procedimentos internos da atividade de licenciamento, monitoramento e fiscalização executados pelo Naturatins.

O sistema eletrônico propõe ainda economia para o órgão, a partir da eliminação do uso de papel, capa de processo, impressões; e para as empresas e consultores ambientais, que poderão incluir requerer, visualizar, imprimir documentos, sem necessidade de deslocamento.

Cadastro

Após as capacitações, no dia 15 de dezembro será disponibilizado o Portal do Cidadão e nesta primeira fase as empresas, seus representantes legais, engenheiros ambientais, responsáveis técnicos e demais usuários poderão realizar seus cadastros.

Juntos com os cadastros os usuários deverão enviar cópias eletrônicas de seus documentos e quando representantes ou procuradores outorgados de empresas, as procurações e demais documentos legais. Essa documentação será avaliada e o cadastro validado no sistema, para que todos estejam habilitados para utilização do Sigam.

Estará também disponível, neste momento, o Agendamento Eletrônico para obtenção de serviços do órgão de forma que os usuários poderão agendar e obter acesso ao seu quadro técnico para consultas sobre seus processos e os novos procedimentos que serão implantados.

Transmissão

A apresentação ao vivo do novo Sigam ocorre no dia 8 de dezembro, a partir das 14 horas,  durante a palestra da engenheira Ambiental, inspetora de Recursos Naturais e atual secretária Geral do Naturatins, Ana Angélica Bosque, que será transmitida via internet, através do Canal Naturatins, por meio do link https://youtu.be/ZqaxnjOkIXE  e do Canal Crea-TO,  através do link https://zoom.us/j/97470732087?pwd=d3lpU2hSUlZOMDFhUGEvOXFYZXNFUT09.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

 

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA