InícioTocantinsFamílias beneficiárias do Pró-Moradia em Palmas e Darcinópolis recebem ações do Projeto...

Famílias beneficiárias do Pró-Moradia em Palmas e Darcinópolis recebem ações do Projeto Técnico Social do Governo do Tocantins


Famílias beneficiárias do Pró-Moradia em Palmas e Darcinópolis recebem ações do Projeto Técnico Social do Governo do Tocantins

17/11/2020 – Daniela Oliveira/Governo do Tocantins

Com o objetivo de desenvolver ações técnicas sociais de apoio e incentivo ao engajamento das famílias beneficiárias do Programa Pró-Moradia, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), está realizando cursos e palestras, de novembro deste ano até janeiro de 2021, com moradores de empreendimentos entregues nos municípios de Palmas e Darcinópolis.

O Projeto Técnico Social é parte integrante do Programa Pró-Moradia. A assistência técnica e social às famílias é a segunda etapa do programa que envolve não só a execução das obras de moradia social, mas o envolvimento da população beneficiária na implantação e na manutenção do empreendimento.

“As ações do projeto visam conscientizá-los da importância de exercerem seus direitos e deveres, e, para isso, são desenvolvidas atividades de caráter informativo e educativo. Além disso, os moradores são incentivados à mobilização e à participação social no cuidado das instalações e dos espaços coletivos”, destaca a secretária de Estado da Infraestrutura, Juliana Passarin.

Darcinópolis

Em Darcinópolis, 133 famílias beneficiadas com a entrega de unidades habitacionais, entre os anos de 2008 e 2019, devem ser integradas nas atividades desenvolvidas. Abrindo a programação do Projeto Técnico Social, em Darcinópolis, foi realizada uma reunião com os beneficiários dos empreendimentos, no início de novembro. Na ocasião, foi realizada uma palestra sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento contou com a presença de técnicos da Seinf.

A programação conta com palestras com diversos temas como educação financeira, regras de convivência, uso racional da energia elétrica e alertas sobre uso de drogas. E ainda, com cursos de capacitação, que devem ajudar na geração de renda das famílias, nas áreas de corte e costura; salgados; preparo de pães; e maquiagem. Também estão previstas visitas domiciliares para aplicação de instrumento de avaliação final do projeto.

Palmas

Já em Palmas, as famílias beneficiadas com a entrega de 80 unidades habitacionais do Residencial Maria Olivia Carlesse, na ALC NO-33, estão recebendo as atividades Projeto Técnico Social. A programação teve início no dia 6 de novembro, com o evento de abertura, no qual foi realizada uma palestra sobre o Fortalecimento dos Laços Familiares. O evento contou com a presença de técnicos da Seinf.

A programação segue com a realização de outras palestras e de cursos de capacitação que vão ajudar as famílias. No dia 19 de novembro, será realizada uma reunião explicando a legislação de condomínio e a implicação ao seu descumprimento. Além disso, devem ser realizadas visitas domiciliares para aplicação de instrumento de avaliação final do projeto.

Ainda durante a abertura das atividades, em Palmas e Darcinópolis, foram tomadas medidas de prevenção ao contágio do novo Coronavírus, como a entrega de máscaras e álcool em gel, além de mantido o distanciamento social entre os participantes. A programação segue sendo realizada entre os meses de novembro deste ano e janeiro de 2021 e está sendo executada pelo Instituto de Capacitação Social e Profissional (Icasop).

Pró-moradia

Tem como objetivo promover o acesso à moradia para a população de baixa renda. O programa é uma parceria entre governo federal, estadual e a Caixa Econômica Federal. O Governo do Tocantins é responsável pela construção das casas no Estado.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA