InícioTocantinsEducação alerta estudantes tocantinenses sobre cronograma para aplicação do Encceja Nacional 2020

Educação alerta estudantes tocantinenses sobre cronograma para aplicação do Encceja Nacional 2020


Educação alerta estudantes tocantinenses sobre cronograma para aplicação do Encceja Nacional 2020

27/11/2020 – Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) dessa quinta-feira, 26, o edital da edição de 2020 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Por causa da pandemia do novo Coronavírus, as inscrições para o Encceja 2020 poderão ser feitas entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021, de forma gratuita, pela internet, e as provas serão aplicadas no dia 25 de abril de 2021, um domingo.

O cronograma completo pode ser acessado na página do Inep. Quem faltou às provas para as quais se inscreveu em 2019 e quiser fazer o Encceja em 2020 têm do dia 14 ao dia 20 de dezembro de 2020 para justificar a ausência.

Os faltantes que não justificarem ou tiverem a justificativa negada terão que pagar uma taxa de R$ 40. Os participantes poderão fazer as provas em todos os estados e no Distrito Federal.

No Tocantins, as provas serão realizadas nos municípios de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada e desejam obter o certificado de ensino fundamental ou médio. Para o ensino fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, no caso, 25 de abril de 2021. Para o ensino médio, 18 anos.

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Materiais

O Inep também disponibilizou material pedagógico para o candidato e professores (orientações), enfatizando os conhecimentos do Ensino Fundamental e Médio. O referido material está disponível em dois links distintos: Link 01 e Link 02.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA