InícioTocantinsConselho Estadual de Recursos Hídricos realiza última Reunião Ordinária do ano

Conselho Estadual de Recursos Hídricos realiza última Reunião Ordinária do ano


Conselho Estadual de Recursos Hídricos realiza última Reunião Ordinária do ano

09/12/2020 – Thuanny Vieira/Governo do Tocantins

Membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos se reuniram nesta quarta-feira, 9, para a última Reunião Ordinária do ano. Dentre as pautas debatidas estavam a aprovação do Plano de Aplicação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para o exercício Financeiro de 2021 e a posse de novos membros conselheiros.

Dentre as ações aprovadas pelo Conselho previstas no Plano está a implantação de mais de três viveiros de produção de mudas nativas do Programa Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) no Estado. Neste ano, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), inaugurou um viveiro com a mais alta tecnologia, com capacidade para a produção de 200 mil mudas nativas. Os próximos viveiros serão instalados em Araguatins, Natividade e Palmas e irá envolver os Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado, proporcionando o atendimento para os pequenos produtores que estão na ponta.

Está apontado com uma ação também, a criação do Observatório da Governança do Lago, para o monitoramento dos diversos usos do Lago de Palmas. A implantação prevê uma estrutura física com uma diretoria executiva e totalmente informatizada com dados de licenciamento, embarcações, saneamento, vazão e qualidade da água do Lago e fiscalização.

O plano prevê ainda contratação de serviços para implementação do programa Pátria Amada Mirim (PAM) Nascentes, um programa de educação ambiental a ser executado com crianças e adolescentes da rede pública de ensino com foco na recuperação das nascentes. O programa tem previsão de iniciar nos 20 municípios que estão em torno do Lago, como projeto modelo para expandir a ação em 2022, para outras regiões dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs).

Em termos de obras, o Conselho aprovou a construção do Píer da Graciosa no Lago, para o estacionamento apropriado das embarcações, a fim de minimizar os impactos que este tipo de uso causa no Lago. Ao todo, o plano de execução orçamentária dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para 2021, somam em R$ 3.600.000 em ações de conservação, monitoramento e governança dos recursos hídricos do Tocantins.

O diretor de Gestão e Planejamento dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, destaca que a principal função do Conselho é a aprovação do Plano de Aplicação dos Recursos e que, dentro da sua estrutura, tem representatividade em todos os setores, e ressalta a importância das ações aprovadas no plano. “O plano aprovado, hoje, foi dividido em grandes quatro eixos: construção do Píer na Graciosa, Observatório da Governança do Lago, Pam Nascentes e a implantação de mais três viveiros em todo o Estado. São grandes ações para 2021 que irão conservar e preservar as nossas nascentes, atendendo diretamente quem está na ponta. É um benefício para a sociedade e o meio ambiente”, informou Aldo Azevedo.  O diretor reforçou ainda a qualidade da participação dos Conselheiros nas Reuniões Ordinárias. “As reuniões dos Conselhos sempre são muito positivas, os membros realmente participam, contribuem do ponto de vista de todos os ângulos e todos têm o direito a voto, é um Conselho democrático”, falou.

Foi aprovado ainda o Calendário de Reuniões Ordinárias do CERH para 2021. Sem nenhuma objeção, as datas previstas para as próximas reuniões são: 17 de março, 16 de junho, 22 de setembro e 8 de dezembro de 2021.

Posse

Durante a reunião, tomaram posse como membros do Conselho: da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), titular e suplente, Thiago Pereira Dourado e Miguel Anderson da Silva, respectivamente; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faet), a suplente Francielma Socorro da Silva; e da representação das Organizações Não Governamentais, a titular Ana Karolinne Soares.

 

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA