Agência de Metrologia orienta consumidores sobre compras seguras na Black Friday
20/11/2020 – Cejane Borges/Governo do Tocantins
-
Fabrício Mendonça / Governo do Tocantins
-
Fabrício Mendonça/Governo do Tocantins
-
Fabrício Mendonça/Governo do Tocantins
-
Fabrício Mendonça/Governo do Tocantins
Novembro é o mês da tão esperada Black Friday, tradicional promoção que visa aquecer o comércio e as vendas, bem como oportunizar ao consumidor adquirir produtos com preços exclusivos.
São ofertas inúmeras, das mais variadas mercadorias. Produtos para todos os tipos de bolsos. Dentre eles, os eletrônicos, eletroportáteis e eletrodomésticos que têm grande procura.
Para orientar melhor as relações de consumo, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), faz um alerta aos consumidores e público em geral sobre a importância de se atentarem quanto ao selo de aprovação pelo Inmetro no produto que se pretende comprar, devendo ser levado em consideração que todos os produtos devem ostentar o selo de Identificação. Chapinhas, barbeadores, secador de cabelo, fritadeira elétrica, liquidificador, panelas elétricas, batedeiras, aparelhos de televisão, eletrodomésticos, aparelhos de ar condicionado, entre outros, devem ostentar uma etiqueta do Inmetro.
O presidente da AEM, Rérison Castro, considera ser de grande importância que o consumidor só realize a compra de produtos com certificação pelo Inmetro, isso significa que o produto a ser adquirido está apto à comercialização, gerando maior segurança e conforto ao consumidor. A AEM atua visando a concorrência leal, a proteção à vida humana, animal e vegetal, a proteção ao meio ambiente e a prevenção de práticas enganosas de comércio, a fim de garantir a qualidade dos produtos que estão disponíveis para comercialização. “Enquanto órgão ligado ao Sistema de Defesa do Consumidor, temos trabalhado no sentido de orientar a sociedade e fomentar a constante busca para aprimorar a qualidade”, aponta o presidente.
Selo Inmetro
Todos os produtos fabricados devem contar com o Selo de Avaliação de Conformidade do Inmetro. Ele é a principal evidência de que a mercadoria passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação. Isso significa menor probabilidade de acidentes que possam colocar em risco a saúde e a segurança dos usuários.
Assim, tudo o que o consumidor compra e que possui a certificação é um produto que merece confiança, podendo ser adquirido com a certeza de que segue os regulamentos e a legislação e que oferecem segurança no seu uso, desde que, evidentemente, sejam utilizados dentro de suas aplicações e com os cuidados necessários.
Embalagem
Os rótulos, embalagens e etiquetas também são propagandas e não podem ser enganosos. Ao certificar um produto, o Inmetro se torna responsável por assegurar que tudo o que está sendo anunciado nas propagandas e nas embalagens da mercadoria pode ser visto como verdade. Isso quer dizer que a empresa fabricante se compromete com todas as informações, desde a quantidade que comporta, a energia que utiliza, os riscos à saúde, entre outros.
Nota Fiscal
A Agência de Metrologia orienta a todos os consumidores que busquem priorizar as compras de mercadorias em estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas formais e que forneçam a nota fiscal do produto.
“Além de contar com a certificação Inmetro, é importante que o consumidor procure pontos de venda legalmente estabelecidos e exija a nota fiscal, pois caso haja alguma desconformidade é através da nota que é possível o rastreamento dos dados do fabricante e do produto para as providências devidas”, destaca Rérison, presidente da Agência de Metrologia.
Edição: Caroline Spricigo