TJDFT recebe autora de obra sobre famílias em situação de vulnerabilidade

Publicado em: 21/10/2025 17:13

Na sexta-feira, 17/10, a Coordenadoria Psicossocial Judiciária (Coorpsi) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu a assistente social e doutora em Serviço Social pela PUC São Paulo, Gracielle Feitosa, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), para um momento de autógrafos do seu livro Produção sociojurídica de família “incapazes”: do discurso da “não aderência” ao direito à proteção social.

O evento reuniu servidores do TJDFT e de diversos tribunais brasileiros que compõem equipes multidisciplinares, promovendo um espaço de diálogo sobre os desafios enfrentados na atuação técnica junto às famílias em situação de vulnerabilidade.

 

Na obra, Gracielle propõe uma reflexão crítica sobre os discursos que envolvem a chamada “não aderência” de famílias aos serviços e políticas públicas, defendendo uma abordagem que reconheça o direito à proteção social como central na atuação do sistema de Justiça.

 

A autora apresenta histórias marcadas por violências e abandonos, nas quais evidencia as desigualdades sociais que estão na base da incapacidade de cuidado de muitas famílias. Ao fazer isso, denuncia também o modo como os profissionais e instituições responsáveis por decidir sobre a capacidade protetiva dessas famílias reproduzem esse mesmo cenário de desigualdade, em um contexto de indiferença e de ausência do Estado em assegurar a devida proteção social.

 

A atividade reafirma o papel da Coorpsi como espaço de articulação e produção de conhecimento técnico, fortalecendo o intercâmbio entre profissionais do Judiciário e contribuindo para o aprimoramento das práticas psicossociais em todo o país.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do DF

Compartilhar

Faça um comentário