A Netflix anunciou nesta terça-feira (19) seu relatório financeiro para o terceiro trimestre de 2021. De acordo com os resultados, o número de novos assinantes no período foi de 4,4 milhões, superando as expectativas de analistas. Apesar da desaceleração da pandemia de Covid-19 ao redor do mundo, a empresa registrou lucro líquido de US$ 1,4 bilhão — uma alta de 83% em relação ao ano anterior.
Analistas já previam uma recuperação (ou ao menos a tendência de alta) no número de assinantes em relação ao segundo trimestre, quando a empresa teve apenas 1,54 milhão de novos usuários. No entanto, a companhia conseguiu ir além do esperado. A receita de julho a setembro foi de US$ 7,48 bilhões — 16,30% maior do que o mesmo período em 2020.
Round 6, original da Netflix, atinge marca histórica
A Netflix lançou Squid Game (ou Round 6, no Brasil) em setembro, encerrando o terceiro trimestre de forma triunfante. O drama sul-coreano superou Bridgerton e se tornou o maior lançamento de todos os tempos da empresa de streaming, sendo assistida por 142 milhões de contas em um mês.
Não à toa, o CEO Reed Hastings apareceu na apresentação de lucros da empresa com um moletom da série — esse e mais produtos, segundo ele, estão a caminho do varejo neste momento. De acordo com a Bloomberg, a Round 6 vale cerca de US$ 900 milhões para a companhia.
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Na Coreia do Sul, a Netflix chegou a ser processada devido ao alto consumo de banda provocado pelo sucesso de Squid Game.
A expectativa é de que a aceleração seja vista com maior impacto no final do ano com o retorno de outras séries de sucesso, como The Witcher e Cobra Kai. Para o último trimestre, a Netflix prevê uma adição de 8,5 milhões de assinantes, chegando a 222 milhões no total. Quanto à receita, a Netflix estima US$ 7,7 bilhões, e lucro líquido de US$ 365 milhões.
Netflix aproveita sucesso na América Latina
No segundo semestre, a Netflix teve que lidar com a perda de 430 mil assinantes nos Estados Unidos e Canadá — região que comporta a maior base de usuários do serviço. Entretanto, sua popularidade aumentou em outros mercados, incluindo a América Latina, que registrou na época 760 mil novos cadastros.
Aproveitando o embalo, o início do terceiro tri marcou o aumento de preços da Netflix no Brasil, com um reajuste de até 22%. A ação até gerou polêmica inicialmente, mas é relativamente pouco para amedrontar a empresa, que se fortalece em conteúdo original, não disponível em serviços concorrentes.