TCETO participa do TocantinsTech, evento que discute inteligência artificial e inovação na gestão pública
TCETO participa do TocantinsTech, evento que discute inteligência artificial e inovação na gestão pública
6 Visualizações
Publicado: 30 de outubro de 2025 – Última Alteração: 30 de outubro de 2025

Conselheira Doris de Miranda Coutinho destacou o papel da tecnologia na transformação dos serviços públicos
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) marcou presença na abertura do 2º Encontro dos Profissionais de Tecnologia do Estado do Tocantins (TocantinsTech), realizada nesta quarta-feira, 29 de outubro, no auditório do Ministério Público Estadual (MPTO). Representando a Corte de Contas, participou do evento a vice-presidente, conselheira Doris de Miranda Coutinho, que reforçou a importância do uso da inteligência artificial (IA) no aprimoramento das atividades das instituições públicas e na melhoria dos serviços prestados ao cidadão tocantinense.
“A importância é absurda e absoluta. Hoje não se pode mais imaginar trabalhar com a quantidade de dados e atribuições que temos sem utilizar a inteligência artificial. Já participei de dois eventos internacionais sobre o tema, inclusive ao lado do desembargador Marco Anthony Villas Boas, que é uma autoridade nesse assunto, e ficou cada vez mais claro o quanto essa tecnologia pode nos ajudar a desenvolver nossas competências”, destacou a conselheira.
Com o tema “Inteligência Artificial aplicada a Sistemas Corporativos e Cibersegurança”, o TocantinsTech 2025 reúne profissionais, gestores públicos e empresários para discutir soluções inovadoras, fortalecer a cultura digital e fomentar o desenvolvimento tecnológico do Estado. O evento, que ocorre de 29 a 31 de outubro, é promovido pela Associação dos Servidores Públicos de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Tocantins (AsticTO), com apoio da UFT e do MPTO.
Durante a abertura, o desembargador Marco Anthony Villas Boas, do Tribunal de Justiça do Tocantins, ministrou a palestra “Reflexões Críticas sobre a Singularidade”, abordando os desafios e oportunidades trazidos pela inteligência artificial generativa e a necessidade de planejamento estratégico para seu uso responsável.
“O Brasil precisa pensar em um plano para criar zonas econômicas especiais, como acontece na China, em regiões como Shenzhen e Hangzhou, onde o desenvolvimento tecnológico ocorre com sustentabilidade e controle. O Tocantins ainda é carente disso, mas tem todas as potencialidades para se tornar um polo de inovação. Precisamos atrair investimentos, incentivar a criação de parques tecnológicos e usar a IA de forma ética e focada no desenvolvimento humano”, defendeu o magistrado.
O diretor de Informática do TCETO, Francisco de Assis Júnior, ao lado de parte da equipe de tecnologia da Corte de Contas, também marcou presença na abertura do evento. Um dos destaques do dia foi a palestra do neurocientista Leandro Mattos, cofundador e CEO da Cognisigns, intitulada “Disrupção: o que acontece quando tecnologias se unem para redesenhar o mundo?”.
A programação do TocantinsTech segue até sexta-feira, 31, com palestras, painéis e discussões sobre temas como disrupção tecnológica, cibersegurança, transformação digital e uso da IA na administração pública.
