Compartilhar
TCE-PA e parceiros apoiam Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) apoia neste sábado, 6, do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, instituído pela Lei nº 11.489/2007. A ação faz parte da campanha Laço Branco, que tem como objetivo conscientizar e combater a prática de crimes contra mulheres. A iniciativa conta ainda com o apoio dos Poderes Judiciário e Executivo estaduais.
Criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a campanha surgiu na organização e defesa pública masculina pelo fim da violência contra a mulher, após o Massacre de Montreal, quando 14 estudantes foram assassinadas no Canadá, em 1989.
O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres pretende incentivar a rejeição de comportamentos agressivos e estimular a prevenção, a reflexão sobre masculinidades e a construção de relações baseadas em respeito.
O Presidente da Corte de Contas paraense, Conselheiro Fernando Ribeiro, ressaltou o valor da campanha. “O TCE-PA de forma veemente se associa e incentiva todas as políticas públicas de proteção e prevenção, e repressão à violência contra as mulheres e vulneráveis. Além de repudiar o preconceito e a discriminação e o desrespeito de forma geral”, disse.
Nacional – A data também faz parte da campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e do Racismo”, organizada pelo governo federal em articulação com secretarias estaduais e órgãos de políticas para as mulheres em todo o país.
Coordenada pelo Ministério das Mulheres, a campanha reúne ações culturais, de comunicação e de mobilização social, além de intervenções no espaço público, para chamar a atenção da sociedade para a urgência de proteger os direitos das mulheres.
