Compartilhar
Taxa de desocupação da Paraíba permanece a menor da série histórica no 3º trimestre de 2025, revela IBGE
A crescente geração de empregos formal e de oportunidades de trabalho tem levado a cada trimestre o Estado da Paraíba bater a série histórica do indicador. A taxa de desocupação da Paraíba no 3º trimestre deste ano permanece em 7% e continua sendo a menor de toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C) Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo IBGE. A série da PNAD Trimestral começou a ser divulgada em 2012.
Na comparação com o 2º trimestre deste ano, a taxa permaneceu com o mesmo índice (7%). Já em relação ao 3º trimestre do ano passado, a taxa de desocupação da Paraíba caiu para 0,8 ponto percentual, saindo de 7,8% para os atuais 7%.
Os três estados do Nordeste com a menor taxa de desocupação são Maranhão (6,1%), Ceará (6,4%) e Paraíba (7%). Já os Estados de Pernambuco (10%) e Bahia (8,5%) são as maiores da Região (veja o quadro abaixo).
QUEDA NA DESOCUPAÇÃO – Segundo ainda os dados da pesquisa do IBGE, o número de pessoas desocupadas caiu 11% no 3º trimestre deste ano em relação ao ano passado. Em números absolutos caiu de 144 mil (3º tri de 2024) para 128 mil (3º tri de 2025) ou 16 mil a menos desocupados. Já a população ocupada atingiu 1,689 milhão de pessoas.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, os cinco segmentos na Paraíba que mais empregam no 3º trimestre deste ano são Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (366 mil); Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (336 mil); Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (161 mil); Construção (157 mil); Indústria geral (152 mil).
SOBRE A PESQUISA DO IBGE – A PNAD Contínua é a principal pesquisa sobre a força de trabalho do Brasil. A pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, seja emprego com ou sem carteira assinada, temporário e por conta própria, por exemplo. A amostra abrange 211 mil domicílios, espalhados por 3.500 municípios de todos os estados, que são visitados a cada trimestre. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham nesta pesquisa, integrados às mais de 500 agências do IBGE em todo o país.
TAXA DE DESOCUPAÇÃO NOS ESTADOS DO NE (3º TRIM DE 2025)
|
ESTADO DO NORDESTE |
TAXA DE DESOCUPAÇÃO |
|
Maranhão |
6,1% |
|
Ceará |
6,4% |
|
PARAÍBA |
7,0% |
|
Rio Grande do Norte |
7,5% |
|
Piauí |
7,5% |
|
Sergipe |
7,7% |
|
Alagoas |
7,7% |
|
Bahia |
8,5% |
|
Pernambuco |
10% |
Fonte: PNAD C/IBGE