Sine SC ajudou a empregar mais de 8,6 mil trabalhadores em 2025

Publicado em: 02/11/2025 09:18

Órgão encaminha trabalhadores para vagas em empresas parceiras. Estado criou 95 mil vagas no período – Fotos: SecomGOVSC

O Sistema Nacional de Emprego em Santa Catarina (Sine SC) já ajudou a empregar 8.670 trabalhadores entre janeiro e outubro de 2025. Esses trabalhadores são atendidos nas unidades do Sine SC, recebem encaminhamento para vagas de emprego e são contratados pelas empresas parceiras. O resultado positivo reflete o esforço para qualificar o mercado de trabalho por meio da intermediação de mão de obra e feirões de emprego em todas as regiões.

Em 2025, o Sine SC conta com mais de 22 mil trabalhadores inscritos no seu cadastro em 141 unidades distribuídas por Santa Catarina. O órgão atua na triagem e encaminhamento dos profissionais para as vagas mais adequadas a cada perfil. Atualmente, o Sine SC tem mais de 8 mil vagas de emprego abertas em áreas como indústria, comércio e serviços, para candidatos com ou sem experiência.

“O Sine Santa Catarina atua de forma estratégica para aproximar empresas que precisam contratar e trabalhadores em busca de oportunidades. Esse trabalho é essencial porque o estado cresce acima da média nacional, cria muitas vagas de emprego e algumas áreas econômicas sofrem com falta de mão de obra. Quem ainda busca uma oportunidade deve procurar a unidade do Sine mais próxima”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.  

Feirões de emprego aproximam candidatos e vagas abertas

Neste ano, o Sine Santa Catarina participou de mais de 20 feirões de emprego em diversos municípios, de forma individual ou em parceria com prefeituras e outros órgãos. Em outubro, por exemplo, o Sine SC integrou o Emprega Já, iniciativa do Senai Florianópolis e São José com foco em estudantes.

Feirão de emprego promovido pelo Senai em Florianópolis contou com participação do Sine SC

“O Governo do Estado considera a geração de emprego como uma prioridade porque o trabalho é a melhor política social existente. Ao garantir oportunidades, estamos assegurando ao catarinense ter renda, dignidade e capacidade de consumo. É isso que o governador Jorginho Mello nos cobra todos os dias. Além disso, Santa Catarina é o estado com o menor percentual de Bolsa Família, o que mostra que o trabalho vem dando resultado”, acrescenta o secretário Silvio Dreveck. 

Santa Catarina atravessa um momento positivo na economia e no mercado de trabalho. O estado tem a menor taxa de desemprego do país, com apenas 2,2%. Além disso, soma mais de 95 mil empregos gerados com carteira assinada desde o início do ano, conforme o Caged. Os setores com maior saldo são os serviços (43,7 mil), indústria (29,2 mil), construção (13,2 mil), bem como o comércio (8,4 mil). A grande oferta de oportunidades coloca Santa Catarina em destaque sobretudo na contratação de jovens aprendizes e trabalhadores estrangeiros.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SC

Compartilhar

Faça um comentário