Sindsalem realiza XVI Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão
Evento tem como tema “Impostos e Arrecadação: como isso impacta nossas vidas” e reúne servidores e especialistas em economia e gestão pública
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
O Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Sindsalem) abriu o XVI Congresso dos Servidores da Alema (Consalem), nesta quinta-feira (23), no Auditório Gervásio Santos (Plenarinho), na sede do Parlamento Estadual. Neste ano, o evento tem como tema “Impostos e Arrecadação: como isso impacta nossas vidas” e reúne servidores e especialistas em economia e gestão pública.
Compuseram a mesa de abertura do evento, além do presidente do Sindsalem, Luiz Carlos Noleto, a representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sindeducação) de São Luís, professora Ana Paula; o representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), professor Saulo Arcangeli; o representante da Agência Tambor, jornalista Emílio Azevedo; o secretário geral do Sindicato dos Bancários, Francisco Sousa; o representante da Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma), professor Thiago Pereira Lima; o presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de São Luís (Sindscam), Mauro Brandão Júnior; e o representante do Movimento dos Sem Terra no Maranhão (MST), Francisco Andrade.
O presidente do Sindsalem, Luiz Carlos Noleto Chaves, destacou a importância do congresso para o fortalecimento da categoria e o aprofundamento do debate sobre temas que influenciam diretamente a vida dos trabalhadores.
“Essa é uma conquista vitoriosa da categoria. Sempre realizamos esse evento no mês de outubro, antecedendo ao Dia do Servidor Público. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento sobre como a política tributária e a arrecadação pública afetam o dia a dia do cidadão e os serviços públicos. Além disso, é um momento de integração e construção coletiva de propostas para o próximo período”, ressaltou.
Palestra de abertura
O economista Eric Gil Dantas, do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps/UFPR), e a consultora de orçamento público da Alema, Thiara Pereira, proferiram a palestra de abertura, abordando e debatendo o tema “Impostos e Arrecadação: como isso impacta nossas vidas”.
Segundo Eric Dantas, o Brasil vive um momento inédito em termos de debate e politização sobre o tema Impostos e Arrecadação.
“Esse é um tema fundamental para entendermos como isso impacta o nosso dia a dia e a execução das políticas públicas. Na verdade, o Brasil não tem a carga tributária mais alta do mundo como se ouve falar sempre que o tema vem à discussão. De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne economias avançadas e em desenvolvimento, o Brasil apresenta uma carga tributária 33,3%, sendo menor do que a média da OCDE, que é de 34%”, esclareceu.
Programação
A programação do evento segue até o próximo sábado (25). Na sexta-feira (24), o congresso dará continuidade aos debates, com foco nos direitos da categoria, prestação de contas e na construção do plano de lutas para 2026, sempre no Plenarinho da Alema.
O encerramento acontecerá no sábado (25), com uma programação cultural e social, que inclui a tradicional Festa do Servidor, realizada na sede recreativa do Sindicato dos Bancários, no bairro Turu.
Segundo Luiz Noleto, o XVI Consalem reafirma o compromisso do Sindsalem com a valorização dos servidores e a defesa de políticas públicas que garantam melhores condições de trabalho e uma sociedade mais justa e equilibrada.
