Sessão de cinema marca campanha de conscientização sobre prevenção ao câncer
Servidoras e colaboradoras do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) participaram da sessão de cinema especial com a exibição do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, no auditório Ministro Elmiro Nogueira, nesta quinta-feira, 30. A atividade integra a campanha Outubro Rosa e Roxo realizada pela Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ).
O objetivo da programação é conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.
“É uma forma de prevenir e de se atentar para a saúde das servidoras. Então, o Tribunal sempre faz ações institucionais como esta”, ressalta a secretária de Gestão de Pessoas, Ana Gillet.
Orientações – Após a sessão de cinema, o médico ginecologista Gilberto Erichsen, da CSQ, conversou com o público.
“A importância da prevenção é para o diagnóstico precoce. Para que as mulheres não percam a oportunidade fazer a mamografia a partir dos 40 anos, anualmente”, orientou o profissional da saúde.
Filme – “Câncer com Ascendente em Virgem”, de 2024, narra a história de Clara, uma professora de matemática, que faz o maior sucesso como influenciadora educacional em seu canal na internet. Bem-humorada, sarcástica e às vezes debochada, ela gosta de manter tudo sob controle, mas precisa aprender a lidar com a vulnerabilidade, quando descobre que tem câncer de mama. A professora enfrenta dias ruins com coragem e resiliência e outros melhores ao lado da família e de amigas leais. Enquanto luta pela cura, Clara tem a chance de celebrar a vida e de ressignificar seus relacionamentos.


