Compartilhar
Sesau faz ação de orientação e prevenção sobre metanol em bebidas alcoólicas
Durante a Expoferr Show 2025, a Sesau (Secretaria de Saúde) estará reforçando as ações de orientação e prevenção sobre os riscos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas.
A medida visa sensibilizar os comerciantes e visitantes sobre os cuidados necessários para evitar o consumo de produtos clandestinos e os perigos que essa substância pode causar.
Segundo a coordenadora da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), Valdirene Oliveira, desde o surgimento dos primeiros casos de contaminação registrados em outros Estados, a Sesau adotou ações preventivas imediatas.
“Se houver alguma suspeita ou algum caso suspeito, a população ou qualquer profissional ele pode enviar um e-mail para a vigilância sanitária e imediatamente vamos deslocar fiscais para a orientação e encaminhamento. Durante a Expoferr também temos fiscais sanitários que estão orientando e fazendo um monitoramento nas barracas onde tem alimentação e bebidas”, afirmou Valdirene.
Em caso suspeito de venda ou consumo de bebidas adulteradas, o contato pode ser feito pelo e-mail da Vigilância Sanitária Estadual: dvd.cgvs@saude.rr.gov.br.
Ao longo da Expoferr Show 2025, as equipes da Sesau estarão fazendo panfletagem com orientações e alerta sobre metanol.
Sintomas
O médico clínico-geral John Andreo Almeida dos Santos, que atua pela Sesau no Posto de Atendimento Médico da Expoferr 2025, explica que os sintomas da intoxicação por metanol podem ser confundidos com os da ingestão de álcool comum, mas tendem a se agravar rapidamente.
“O metanol é uma substância muito parecida com o álcool, não tem gosto nem cheiro, o que facilita a confusão. É importante ficar atento quando a embriaguez não passa, surgem dores de cabeça, náuseas, dor abdominal e visão turva. Caso esses sintomas persistam ou evoluam para perda de movimentos ou confusão mental, é fundamental procurar imediatamente o posto médico ou uma unidade de saúde”, alertou o profissional.
Fique Atento
1. Observe o preparo: prefira bebidas abertas e servidas na sua frente. Evite consumir misturas ou preparações feitas fora do seu alcance.
2. Verifique o lacre da embalagem: Não consuma bebidas com o lacre violado, torto ou reaproveitado.
3. Analise o rótulo: Rótulos mal impressos, com erros de português ou colagem irregular podem indicar falsificação.
4. Observe o líquido: Antes de consumir, segure a garrafa contra a luz. O conteúdo deve estar transparente, sem particulas, espumas excessivas ou impurezas.
5. Em caso de suspeita: Se notar odor estranho, gosto de solvente ou embalagem violada, não beba e comunique imediatamente à Vigilância Sanitária.
6. Se for levar sua própria bebida: Verifique a origem, compre apenas de locais confiáveis e regularizados. Exija a nota fiscal para comprovar a procedência.
7. Desconfie de preços muito baixos: Ofertas muito abaixo do mercado podem indicar adulteração com substâncias tóxicas, como o metanol, que é extremamente perigoso à saúde.
Expoferr Show 2025
Maior e mais tradicional feira agropecuária do Norte do Brasil, a Expoferr Show 2025 (44ª Exposição-feira Agropecuária de Roraima) está sendo realizada entre os dias 4 a 8 de novembro no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado na BR-174 sentido Norte, na zona Rural de Boa Vista.
Pela primeira vez, o evento é realizado pelo Governo de Roraima com recursos do Governo Federal, repassados pelo Ministério do Turismo. A expectativa é que mais de 500 mil pessoas passem pela feira e que o volume de negócios durante os cinco dias de evento chegue à marca de R$ 1 bilhão em prospecção.
A Exposição-feira contará com a apresentação total de 36 artistas locais, distribuídos na Arena do Rodeio e no Espaço da Cultura Local, e oito artistas nacionais. Depois de Taty Girl, Murilo Huff e Natanzinho Lima, se apresentam Forró Anjo Azul (06/11), João Gomes e Manu Bahtidão (07/11), Zé Felipe e Pablo (08/11).
