Servidores do TJDFT participam de palestra sobre gestão da atenção

Publicado em: 30/10/2025 15:06

Na tarde dessa terça-feira, 28/10, data em que se celebra o Dia do Servidor Público, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Escola de Formação Judiciária (EjuDFT), promoveu a palestra Gestão da Atenção: como manter o foco em tempos de distração  com o professor e especialista Vitor Figueiredo. O evento marcou o encerramento do Fest Saúde Total 2025, no auditório Sepúlveda Pertence. 

A apresentação traz uma reflexão baseada no best-seller Stolen Focus: Why You Can’t Pay Attention, de Johann Hari, em que o autor reflete não apenas sobre a gestão do tempo mas, como forças maiores estão deteriorando nossa capacidade de concentração e como podemos recuperá-la. De acordo com o palestrante, a tecnologia e as mídias digitais impactam a mente de tal forma que afetam a realização de tarefas cotidianas e a saúde mental. “Este é um problema de quem mora no mundo de 2022 para cá”.  

No início da fala, o palestrante cita um exemplo da população norte-americana que lida com a obesidade. “De repente a gente perdeu a vontade de ser saudável? De repente a gente perdeu o controle sobre a relação com a comida? Não é uma questão individual, existe uma questão grande por trás disso. É por isso que o livro é chamado Foco Roubado. Isso não é só sobre você. Isso é sobre um ecossistema muito maior do que você, que você faz muito pouca ideia de que existe, que foi estruturado nesse livro. São 14 capítulos do livro. Não é só sobre tecnologia, internet, redes sociais e smartphones. Smartphone e tecnologia é o último capítulo da primeira coluna: ‘O surgimento da tecnologia que pode rastrear e manipular você – parte 1’ e ‘A ascensão da tecnologia que pode rastrear e manipular você’”. 

audiodescrição: Professor Vitor Figueiredo homem branco grisalho de óculosEm seguida, Figueiredo, que é formado em publicidade pela Universidade de Brasília e atualmente trabalha em Escola de Negócios, trouxe uma pesquisa de 2022, ano em que o livro foi publicado, sobre o rendimento de administradores de empresas naquele período. “Até 2022, pouco depois da pandemia, os CEOs, executivos de grandes empresas, vinham perdendo em torno de 1/3 do tempo de trabalho. Em 2022, eles responderam que esse tempo era de 61%. Liderança de empresas. 61% do tempo é puro suco de desperdício, não gera valor, não resolve problema, não torna a empresa mais competente ou mais eficiente ou mais competitiva”. Ainda segundo o professor, o que mais roubava o tempo dos chefes segundo as respostas, em primeiro lugar: e-mail, whatsapp etc. E o maior desafio profissional era a gestão do tempo.  

Para o professor, não há caminho para uma solução individual, somente coletiva. As tecnologias funcionam como um mecanismo que prende o usuário, rouba o tempo e promove a repetição do comportamento, ou seja, causa vício. Ler o livro do Johann Hari, participar de palestras sobre o tema e medidas higiênicas simples são algumas das soluções que o especialista sugeriu à plateia.  

audiodescrição: auditório Sepúlveda Pertence durante a palestra. Entre as medidas higiênicas que podem ajudar a nos manter menos suscetíveis às armadilhas daqueles que estão por trás das telas e redes, tirar as cores do celular e colocar o aparelho no modo cinza ou noturno, foi uma das dicas. Segundo o Vitor, a falta de tons chamativos estimula menos o cérebro às compras e outros comportamentos repetitivos vinculados à tela.  

Ao final da palestra, foi exibido um vídeo do presidente do Tribunal, desembargador Waldir Leôncio Júnior. “O servidor do TJDFT tem respondido aos desafios do Serviço Público com dedicação exemplar, buscando aprimorar práticas, modernizar processos e fortalecer o vínculo de confiança com a sociedade. É por meio desse esforço coletivo que o Tribunal se consolida como uma instituição respeitada e próxima de quem mais precisa”, afirmou. “Neste dia especial, registro meu reconhecimento e apreço a todos os servidores e servidoras desta Casa. Que se orgulhem da missão que desempenham e saibam que o valor do seu trabalho ultrapassa as fronteiras do Tribunal, alcança vidas, promove Justiça e fortalece a democracia. Parabéns a todos pelo exemplo de ética, compromisso e amor ao Serviço Público”. 

Nesta edição, o Fest Saúde 2025 celebrou a Semana do Servidor com uma programação dedicada à promoção da saúde, inclusão e valorização humana. 

Fotos: Rafael Victor

 

Fonte: Agência de Notícias do Estado do DF

Compartilhar

Faça um comentário