Servidora da Alese lançará livro na bienal de Itabaiana
Acontece no período de 23 a 26 de outubro, a VII Bienal Internacional do Livro de Itabaiana. Na ocasião, a servidora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciana Botto, estará lançando um livro de poesias intitulado ‘Borboletas em Flor’, uma obra que reflete sensibilidade, transformação e, sobretudo, cura e libertação, temas que dialogam com o percurso de uma mulher que faz da palavra um instrumento de reflexão e afeto.
Luciana Botto com a Irmã Beatriz, do Oratório de Bebé
Para Luciana Botto (jornalista da Agência de Notícias Alese), participar da Bienal de Itabaiana representa mais do que lançar um livro: é um ato de celebração da cultura sergipana e um convite ao público para mergulhar em sua escrita, que transita entre emoção e realidade.
“Esse livro nasceu do desejo de compartilhar sentimentos e experiências que florescem com o tempo. Escrever ‘Borboletas em Flor’ foi um gesto de liberdade, de amor e de reencontro comigo mesma. Estar na Bienal é ver esse sonho ganhar asas diante do meu povo e da minha terra”, destaca Luciana Botto que também é pedagoga.
Ela acrescentou que 100% da renda obtida com a venda do livro será destinada ao Oratório de Bebé, instituição que atua na modalidade de assistência social, acolhendo meninos e meninas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, proporcionando atividades pedagógicas e sociais, acompanhamento educativo, além de oferecer lanche saudável e um ambiente de acolhimento, afeto e desenvolvimento integral das crianças. “O Oratório de Bebé faz parte da minha história, onde meus familiares realizaram a festa de aniversário do meu primeiro ano de vida”, relembra emocionada.
“Participar da Bienal de Itabaiana representa mais do que lançar um livro: é um ato de celebração da cultura sergipana e um convite ao público para mergulhar em sua escrita, que transita entre emoção e realidade”, observa Luciana Botto.
Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe
Os deputados estaduais aprovaram em 2016, a Lei n° 8.127/2016 que reconhece a Bienal do Livro de Itabaiana como Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, integrando o Calendário Oficial de Eventos do Estado.
O evento cultural ocorre a cada dois anos, reunindo autores locais e nacionais, palestrantes, participantes de oficinas, a população sergipana e visitantes de outros estados; além de contar com atrações musicais, folclóricas, exposições culturais e outros atrativos, todos voltados para estimular a leitura.
História
Criada em 2013 por intelectuais e escritores, a Bienal do Livro de Itabaiana reúne acadêmicos e acolhe os movimentos culturais com o objetivo de fortalecer a cultura e a literatura sergipanas, fomentar o cenário do multiculturalismo e o pluriculturalismo e estimular a inclusão e a participação popular proporcionando a divulgação do potencial intelectual dos autores. A VI edição da Bienal do Livro de Itabaiana ocorreu em dezembro de 2023.
A VII edição da Bienal será realizada durante quatro dias compostos por literatura, cultura e celebração dos 350 anos da cidade de Itabaiana. A programação é totalmente gratuita e aberta ao público. A abertura será às 19h30 no Shopping Peixoto.
Entre os eventos, está o Manifesto das Sete Artes, reunindo cultura e diversidade com exposições de artes plásticas, exibição audiovisual, sarau, Dj show e apresentação da Banda Ação Crítica (hip hop).
Fotos: Divulgação da autora