InícioSergipeSolidariedade movimenta doação de sangue no primeiro sábado de 2021

Solidariedade movimenta doação de sangue no primeiro sábado de 2021


O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) agradece aos 59 voluntários que colaboram com o serviço de doação no sábado, 2 de janeiro. O sangue coletado na unidade passa por análises sorológicas, em seguida é fracionado em hemácias, plaquetas, plasma, crio e segue para atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar, de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A solidariedade desses doadores e doadoras em colaborar com o serviço é essencial, principalmente agora, nesse momento de pandemia. O sangue é utilizado para atender um público vasto, principalmente pacientes em tratamento oncológico que faz uso do sangue diário ou semanal e, os acidentes com traumas. Nosso muito obrigada a todos”, disse Rozeli Dantas, gerente de Ações Estratégicas.

Doador, Jeová Paulo dos Santos contou que doa sangue com o sentimento de servir ao próximo. “Eu não penso em como vou tirar proveito da minha doação. Penso apenas que minha atitude vai ajudar crianças, jovens e adultos em seus tratamentos”, ressaltou.

Esse entendimento estimulou a primeira doação de Victor Souza Santos. “Eu tinha visto algumas reportagens na televisão sobre doação. Decidi vim dá meu apoio depois que Jeová me falou que estamos ajudando muitas pessoas quando doamos o nosso sangue. Foi rápido e seguro. Vou retornar sempre”, afirmou.

De acordo com a assistente social, Rozeli Dantas, o Hemocentro trabalha para promover a conscientização do ato de doar sangue com frequência. “Recebemos diariamente pessoas dispostas em ajudar, entretanto nosso trabalho prioriza a fidelização de doadores. Ou seja, buscamos orientar as pessoas sobre a necessidade da doação de homens a cada três meses e das mulheres a cada quatro meses”, justificou a gestora.

Ações

O Hemose prossegue com o trabalho de convocação de doadores para reposição dos estoques dos sangues O, A, B e Ab, positivo e negativo. Para doar é necessário estar bem de saúde, sem sintomas de gripe ou resfriado, ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg, apresentar documento oficial com foto e no dia da doação, comparecer a unidade bem alimentado. Informações e agendamentos através dos telefones: (79)3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: Governo SE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA