Comprometimento com a assistência ao paciente e o fortalecimento do sistema público de saúde. É dessa forma que o eixo clínico não crítico (Azul, Verde clínica, Verde trauma e Isolamentos), do Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho, vem passando por diversas transformações e melhorias significativas no atendimento e cuidado ao paciente, desde o mês de agosto deste ano. É o que explica a Referência Técnica Médica do Eixo clínico não crítico, Bruno Conceição.
“De maneira objetiva, mediante as dificuldades estruturais instaladas no nosso setor, conseguimos com esforços da Coordenação do Pronto Socorro e da equipe médica, alterar significativamente o nosso cenário. Conseguimos caminhar com a regulação da Ala Azul, que de início foi motivada pela pandemia, mas, temos condições de continuar após esse cenário, devido aos trabalhos educativos com a rede. Além disso, melhoramos a assistência prestada aos nossos doentes e consequentemente reduzimos o tempo de internação, admissões em setores críticos e mortalidade, organizando o Eixo Clínico no PS Adulto”, explicou.
Ainda, segundo o RT, a ideia é fazer um trabalho educativo com as UPAS e fazendo com que cada um assuma o seu papel na Rede. “Porque o paciente de Monte Alegre que é distante 14 km de Glória, tem que vir para o Huse direto sem passar por Glória? Cada regional deve assumir o seu papel, claro que sabemos do nosso destino final, se for necessário. A nossa realidade melhorou muito, antes a gente trabalhava com cerca de 120 macas e há três meses estamos trabalhando com outra realidade e menos de 30 pacientes, tudo com base no alinhamento com a regulação”, disse Bruno Conceição.
O médico agradeceu aos gestores pela confiança e ressaltou que ainda tem muito a avançar. “Temos muito a avançar e de antemão devo agradecer a confiança no nosso método de trabalho, estamos comprometidos com a assistência ao paciente e o fortalecimento do Sistema Público de Saúde”, finalizou.