O Seminário de Ensino Médio Integral, promovido pelo Instituto Natura e pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com o apoio do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e Instituto Sonho Grande, terá a participação da professora Josineide dos Santos e do aluno Leonardo de Souza, do 2º ano do Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, situado em Propriá. Eles representarão Sergipe no evento que acontecerá remotamente no período de 1º a 3 de dezembro e que tem como objetivos celebrar os resultados do Ensino Médio Integral, entender os desafios da expansão e refletir sobre os impactos sociais da educação para os jovens brasileiros.
O acesso será limitado, por meio da plataforma, para convidados como secretários estaduais de Educação, equipes de Ensino Médio das redes estaduais de Educação e equipes regionais. Já para o público em geral, como as equipes escolares, professores e estudantes das escolas de Ensino Médio Integral dos Estados, o acesso será ilimitado e gratuito, podendo ser feito por meio do canal do YouTube, no link: https://www.youtube.com/user/naturainstitutonat. As apresentações acontecerão sempre no horário das 10h às 12h.
O evento contará com a participação da professora Josineide dos Santos e do estudante Leonardo Vieira no último dia, 3 de dezembro, os quais partilharão experiências de sucesso vivenciadas no Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, localizado em Propriá.
Para a coordenadora do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Ngeti/Seduc), Emanoela Ramos, esse evento é de grande relevância, uma vez que oportuniza celebrar os resultados e conhecer mais sobre o Programa por meio das experiências exitosas das escolas em tempo integral. “Além de dialogar com outros estados sobre as perspectivas e desafios da expansão e inspirar os convidados com os relatos de quem vivenciou a causa, as transformações e os impactos oriundos da implantação do modelo EMTI”.
Painéis
A cada dia os participantes poderão assistir a um seminário que será apresentado. O primeiro será o painel “Resultados EMI – Convencer”, em que será apresentado o modelo do Ensino Médio Integral a partir de quem estuda e de quem aplica. Serão compartilhadas as experiências dos estados pioneiros e as melhores práticas. Haverá também a exposição dos professores que viram suas escolas transformadas pelo modelo do Ensino Médio Integral.
No segundo dia, será a vez do painel “Expansão EMI – Dialogar”, quando serão apresentadas as experiências dos estados que estão conseguindo expandir suas escolas e matrículas de Ensino Médio Integral. Serão compartilhadas as dificuldades enfrentradas para a expansão e como os estados estão conseguindo resolver os desafios que surgem.
No terceiro e último dia, o painel será “Impactos Sociais EMI – Inspirar”, quando serão abordados os propósitos e os impactos socioeducacionais do Ensino Médio Integral. Nessa ocasião, a professora Josineide dos Santos, do Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa vai falar sobre as práticas exitosas da disciplina Projeto de Vida, que é o eixo central da metodologia Educa Mais. Ela abordará as experiências vivenciadas ao longo dos três anos iniciais do Ensino Médio Integral na unidade de ensino em que leciona. “Representar Sergipe nesse evento é algo ímpar, pois terei a oportunidade de, em nível nacional, apresentar os resultados incríveis que a nossa escola obteve com a implantação desse modelo educacional. Vamos mostrar de que forma a realidade escolar e social foi impactada por esse trabalho de extrema importância para nossos estudantes e seus familiares. A evolução deles é visível e servirá de estímulo para todos aqueles que vivenciam a realidade de uma escola de tempo integral. Sergipe acreditou na inovação da educação e agora começa a vislumbrar os primeiros resultados de um trabalho rico em dedicação e competência de todos os que fazem o Ensino Médio Integral no Estado”, declarou a professora.
Também nesse mesmo dia, o aluno Leonardo Vieira, do 2º ano do Ensino Médio, irá falar sobre as experiências vividas no Centro de Excelência Joana de Freitas pela perspectiva do estudante. Ele irá abordar as questões diárias e experiências que marcam a formação de cada jovem que está inserido no modelo educacional Educa Mais. “Por meio de um vídeo que será exibido, vou relatar minha experiência como estudante do modelo, respondendo a perguntas sobre meu desenvolvimento durante esses dois anos de EMTI e explicando a importância da escola como mecanismo de transformação na vida dos alunos. Sergipe tem diversos profissionais competentes e estudantes com um enorme potencial. Representar nosso estado em eventos desse nível é de suma importância para promover a educação e inspirar novas mentes brilhantes”, afirmou o aluno.