InícioSergipePrimeira edição do Ecopedal na Grota do Angico acontece domingo, 20

Primeira edição do Ecopedal na Grota do Angico acontece domingo, 20


Contemplação da natureza, lazer e ar puro. Com esse objetivo, no próximo domingo(20), será realizado o I Ecopedal no Monumento Natural (MONA) Grota do Angico, localizado no Alto Sertão Sergipano, entre Poço Redondo e Canindé do São Francisco. O evento ciclístico é realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurbs), por meio da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma). 

O Ecopedal é destinado ao público em geral. O superintendente de Biodiversidade e Florestas da Serhma, Elísio Marinho, informa que já está confirmada a participação de aproximadamente 50 ciclistas. “A ideia do Ecopedal surgiu pelo fato de terem aparecido alguns grupos de ciclistas na sede da unidade com o objetivo de chegarem ao Rio São Francisco. Daí, em conversa mais técnica com o antigo gestor do Mona, o engenheiro florestal e ciclista Tiago Roberto Soares, soubemos que a Serra das Almas, no Ceará, oferece um passeio ciclístico da cidade até a sede da reserva e que as pessoas gostam bastante, então surgiu a ideia de fazermos o mesmo aqui em Sergipe”, explicou. 

O ponto de encontro será as 6h da manhã no Restaurante Sabor do Sertão, às 7h será a saída para o passeio em direção ao Monumento Grota do Angico. “O passeio vai proporcionar, além de visibilidade das belezas naturais da Grota do Angico, uma visita mais detalhada as Unidades de conservação – UCs, que são espaços também de lazer desde quando orientado e como a exposição da contemplação da natureza”, acrescenta o superintendente de biodiversidade. 

Cuidados com Covid-19 

O gestor reforça o compromisso do Governo do Estado com as medidas para evitar a proliferação do vírus da Covid-19. “Os cuidados essenciais serão respeitados, com máscaras, o uso de álcool em gel e o distanciamento necessário. Estaremos em uma área aberta, ao ar livre e todos que estarão no passeio estão conscientes das normas”, destaca. 

Monumento Grota do Angico 

O Monumento Natural Grota do Angico (Mona) é uma unidade de conservação estadual criada através do Decreto 24.922, de 21 de dezembro de 2007, e é administrado pelo Estado. A região abriga remanescentes florestais da Caatinga hiperxerófita densa. Com uma área total de 2.248 hectares, o Mona foi criado com objetivo de preservar o sítio natural Grota do Angico e elementos culturais associados, mantendo a integridade dos ecossistemas naturais da Caatinga, para o desenvolvimento de pesquisa científica, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública. 

A importância do Monumento Natural se eleva quando se observa o seu valor histórico e cultural em função da presença da Grota do Angico, pois faz parte da rota do Cangaço e foi cenário da morte do maior ícone deste movimento, Virgulino Ferreira, o Lampião, além de sua companheira Maria Bonita com nove cangaceiros, ocorrido em 28 de julho de 1938. 

A proteção desse sítio ecológico e histórico representa um avanço rumo à conservação da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro que possui representatividade ecológica e sociocultural.

Fonte: Governo SE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA