InícioSergipePediatria do Hospital João Alves realizou mais de 14 mil atendimentos em...

Pediatria do Hospital João Alves realizou mais de 14 mil atendimentos em 2020


A Unidade Pediátrica Doutor José Machado de Souza, que funciona em anexo ao Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho, realizou 14.729 atendimentos aos pequenos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no período de janeiro a dezembro de 2020. Desse total, 2.087 pacientes ficaram internados para novos procedimentos e exames. A unidade que funciona 24 horas por dia e dispõe de recursos científicos, técnicos, equipamentos e materiais específicos para assistência integral a crianças de zero a 12 anos, já tem projetos de melhorias para o novo ano.

A Pediatria do Huse é a única de Sergipe referência nos atendimentos de alta complexidade. O setor trabalha no regime de porta aberta de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde e oferta diversas especialidades médicas no tratamento pediátrico. Com a funcionalidade do Hospital da Criança de Sergipe, previsto para inaugurar ainda esse semestre, no prédio da antiga Maternidade Hildete Falcão Batista, os casos de baixa e média complexidade ganharão um novo destino e desafogará a demanda da pediatria do Hospital João Alves Filho.

“Vamos aumentar o número de leitos críticos, conseguir dar uma assistência melhor ao paciente pediátrico e ter um hospital de menor complexidade também, uma demanda que a gente tem e que muitas vezes fica aqui no Hospital João Alves e que poderiam estar em outro hospital mas não tem vaga”, declarou a coordenadora da Pediatria do Hospital João Alves Filho, Cristiane Barreto.

Leitos

O Pronto Socorro Pediátrico conta com 47 acomodações, distribuídas nas Área Verde com 14 leitos, Área Amarela com 6 leitos, Área Vermelha com 7 leitos e Área Azul com 20 poltronas. Já o internamento pediátrico conta com 39 leitos, distribuídos entre as enfermarias Carinho, Felicidade, Paz, Esperança e Alegria, desses, 10 são destinados para Enfermaria Covid-19, além de mais 10 leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Hospital Pediátrico trabalha com a estratégia de acolhimento e classificação de risco, baseado no Protocolo de Manchester que tem como estratégia, priorizar o atendimento de acordo com o risco do quadro clínico do paciente. Atualmente, a Unidade Pediátrica do Hospital João Alves Filho conta com uma equipe composta por cerca de 400 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros. Eles se empenham para garantirem atendimento de forma rápida e dinâmica, beneficiando os pacientes.

A coordenadora ressalta ainda o que espera para 2021. “O ano que passou foi difícil para todos com a pandemia da Covid-19, nos organizamos e estruturamos para atender da forma correta os nossos pequenos pacientes. Ainda estamos bastante cautelosos, mas, acreditamos que vamos vencer esse combate, por isso, novos projetos para este ano já estão sendo colocados em prática para avançarmos ainda mais na qualidade de atendimento do nosso usuário”, disse Cristiane Barreto.

Fonte: Governo SE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA