Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), capacitou através do curso de brigadista e socorrista, 36 funcionários de seis unidades culturais nos dias 23 e 30 de novembro. A ação faz parte do procedimento de preparação para a reabertura dos museus e teatros, programada para o mês de dezembro.
“Estão sendo realizados todos os procedimentos necessários para a reabertura das unidades culturais, desde higienização, sinalização e principalmente, capacitação dos colaboradores para atender os requisitos solicitados pelo Governo”, afirma a presidente da Funcap, Conceição Vieira.
Divididos em aulas práticas e teóricas, os funcionários dos museus históricos de São Cristóvão e Laranjeiras, Teatro Tobias Barreto (TTB), Teatro Atheneu, Centro de Criatividade e Complexo Cultural Gonzagão, participaram do curso intermediário de brigada de incêndio, onde tiveram aulas de primeiros socorros e de combate ao incêndio. “O brigadista de incêndio deve estar preparado para combater princípios de incêndio e prestar primeiros socorros em caso de incidentes”, explica o instrutor de brigada de incêndio, Allan Vieira.
A coordenadora do Teatro Atheneu, Salete Martins, ficou bastante satisfeita com a realização do curso. “É um curso muito importante, por que nós que dirigimos as unidades sabemos da nossa responsabilidade enquanto recebemos o público dentro dos teatros. É imprescindível nós sabermos que os nossos funcionários estão aptos a lidar com pequenos sinistros, todos eles aprendem a trabalhar com os extintores, saber utilizar a mangueira de água que nós temos nas unidades”.
A partir do mês de dezembro, o Governo de Sergipe, em seu plano de retomada, liberou a reabertura de teatros, museus e outros equipamentos culturais similares ou equivalentes, com limite de pessoas estabelecidos em 75% da capacidade do local. Na última quarta(02), foi realizado a reabertura do Centro de Criatividade com programação especial, seguindo a cartela de orientações.