A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), realizou na manhã desta terça-feira, 22, na quadra esportiva do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, a entrega de um kit banda para 15 escolas circunscritas à DEA, e, também, troféus como forma de agradecimento às escolas e estudantes que participaram do desfile cívico de 7 de setembro em 2019.
De acordo com Gilvânia Guimarães, diretora da DEA, o kit banda entregue às escolas é fruto de uma adesão da Seduc feita a partir da ata de registro de preços para a contratação de banda, com recurso viabilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação. Ao todo, o valor investido em instrumentos será de meio milhão de reais.
Para Gilvânia, a proposta é de articular parcerias para o ensino musical, considerando que a Seduc tem à disposição dos estudantes o Conservatório de Música de Sergipe, além da Orquestra Sinfônica de Sergipe e a Universidade Federal de Sergipe, como parceiros em potencial, a fim de trabalhar a introdução musical nas unidades de ensino. “Inicialmente, as escolas não vão conseguir formar uma banda marcial, mas elas poderão começar a trabalhar a educação musical no ambiente escolar”, explicou, enfatizando a importância da abordagem artística na educação de crianças e jovens matriculados na Rede Pública Estadual de Educação.
O recém-nomeado diretor da Sec Banda, maestro Hélio Gentil, explica que o kit é composto de instrumentos musicais que formam uma banda marcial. Nele, há quatro trombones, quatro trompetes, uma tuba, um bombardino, uma trompa, uma caixa e um bumbo. “Alguns instrumentos são levados à boca, o que torna difícil as atividades da Sec banda no momento. Em razão da pandemia, assim que for possível, iniciaremos as inscrições da banda para podermos levar adiante o ano letivo”, disse, informando que serão encaminhados instrutores para as unidades que acabaram de receber o kit banda com o intuito de realizar oficinas de música.
José Rinaldo Costa, coordenador administrativo-financeiro (CAF), do Centro de Excelência Prof. Gonçalo Rollemberg Leite, unidade que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral, situado no bairro Grageru, em Aracaju, esteve na atividade de entrega do kit banda e foi contagiado pela chance de criar uma banda marcial na unidade escolar. “Nós temos um dos clubes de protagonismo dos estudantes, justamente uma escolinha de musicalidade, onde eles aprendem a tocar instrumentos com a instrução de um professor voluntário, que, em nossa escola, é a professora Carol, de Arte”.
Segundo o coordenador Rinaldo, os estudantes começaram a tomar gosto em tocar alguns instrumentos que havia na escola. O Centro de Excelência já teve uma banda no passado e, hoje, o interesse é de resgatá-la para dar continuidade ao clube de protagonismo pelo qual os alunos muito se interessam. “Então, com a chegada dos instrumentos, chegou também a oportunidade de realizar esse sonho dos alunos de fazer a banda do Gonçalo Rollemberg Leite”, completou.
Ao fim das entregas, Gilvânia Guimarães prestou homenagem ao servidor da Seduc, Almir Garcez, falecido no mês de setembro deste ano. Almir era chefe do cerimonial e responsável pela condução do desfile cívico de 7 de setembro. Na ocasião, lembrou o exímio trabalho desempenhado por ele há cerca de 30 anos na Educação Estadual, cuja história será lembrada e se estenderá até a sede da DEA, com o novo auditório dedicado a seu nome.