Sergipe

Educação Estadual inicia revisão final para o Enem

Published

on


Visando proteger os alunos neste momento de pandemia, a popular Revisão Final para o Enem, que todos os anos acontece na Areana Batistão, não ocorrerá de forma presencial. Os professores do curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Preuni/Seduc) intensificaram suas ações durante todo o ano, e a partir desta quarta-feira, 13, a revisão será transmitida pelo canal do YouTube Educação Sergipe e pela TV Alese (canal 5.2), das 16h às 18h.

Na abertura da revisão, o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, deixou uma mensagem de incentivo a todos os estudantes. “Nos próximos dias 17 e 24 de janeiro teremos a realização do Enem. Esse foi um ano muito difícil, especialmente para os nossos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio. Nesse período houve um esforço educacional muito grande dos nossos professores e professoras em passar, por novas modalidades e novos meios, os conteúdos que serão objetos do exame. Convidamos todos os nossos estudantes para fazer o Enem, que marca uma nova etapa das suas vidas. Desejo sucesso a todos”, disse.

Quem também desejou uma boa sorte aos alunos foi a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, professora Eliane Passos, lembrando a necessidade de todos seguirem as normas de segurança sanitária. “A gente pede que os candidatos atentem para as diretrizes definidas pelo Inep no edital; que atentem para os cuidados necessários, para o que pode ou não levar para a prova. Neste ano temos duas grandes inovações, que são o uso da máscara e a possibilidade de também levar um recipiente com álcool em gel para higienizar as mãos durante as provas. Os estudantes da última série do Ensino Médio e do Preuni já estão devidamente orientados, pois tiveram a possibilidade do retorno às aulas presenciais e já convivem com os protocolos de biossegurança. A gente deseja a todos uma excelente prova e que continuem acreditando no propósito e no sonho que cada um alimenta”, declarou.

Leia Também:  Educação: Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil abrem inscrições para orientar candidaturas a programas de graduação e pós-graduação

Programação

Os candidatos a uma vaga no ensino superior têm ao seu favor no encontro remoto dicas do que levar no dia da prova, de uma alimentação mais saudável, apoio psicológico além de revisar os principais conteúdos do Enem.

Nesta quarta-feira, a revisão foi de Linguagens, com aulas de Português (Dicson Soares e Drusila Vasconcelos) e Literatura (Roberto Lopes). As aulas da área de Linguagens continuam na quinta-feira, 14, com Inglês (Martha Soraya), Espanhol (Monicque Risper), Arte (Felipe Godoy) e Educação Física (Márcio Oliveira). A primeira semana de revisão final termina na sexta-feira, 15, com as disciplinas da área de Humanas, com aulas de Geografia (Fernando Cabral, Joelson Oliveira e Luís Eduardo), História (Jairton Peterson, Priscila Guarino e Rodrigo Xavier), Sociologia (Eduardo Alves e Sharlene Prata) e Filosofia (André Moreira e Max Erb). Essas aulas encerram as revisões dos conteúdos que cairão no primeiro dia de prova do Enem, 17 de janeiro.

A semana seguinte, que antecederá o segundo dia de prova, em 24 de janeiro, contará com aulas das disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática. No dia 21 será a vez de Física (Edigênia Ferreira, Jack Leão e Michael Menezes), Química (Márcio Cardoso) e Biologia (Flávio Campos e Bárbara Silveira). Já no dia 22, as aulas serão de Matemática, com os professores André Calderaro, Adivando Batista e Fábio Rocha.

Leia Também:  Governo divulga resultados dos Prêmios Mestre da Educação e Escola de Valor 2020

De acordo com a coordenadora do Preuni, professora Gisele Pádua, todos os 4.630 alunos matriculados no programa estão inscritos no Enem 2020. Ela também destacou a importância dessa preparação na reta final para o exame. “Trouxemos o Batistão para o YouTube. É com muita alegria que entramos na semana de revisão final para a tão esperada prova. O ano passado foi muito difícil para todos, mas fomos nos superando e nos reinventando, procurando as melhores formas de chegar até os alunos. Queremos fazer uma preparação mais adequada possível. Confiem na trajetória que vocês construíram e vão fazer a prova confiantes”, disse ela aos alunos que assistiam à revisão final.

Em Sergipe, 87.502 candidatos se inscreveram no Enem, 12.720 dos quais são da rede estadual de ensino e 4.630 são do curso Pré-universitário da Seduc. Pela primeira vez, os candidatos ao Enem tiveram que trocar as arquibancadas da Arena Batistão pelos acentos da sua própria casa. Mesmo sem o calor humano e aquele clima fresquinho do fim da tarde antes de começar o aulão, nesta reta final, os estudantes estiveram 100% mobilizados para não perder o compasso de uma preparação que ganhou força nas salas virtuais, grupos de WhatsApp e em tantas outras ferramentas digitais. Além disso, as ações desenvolvidas pelo Preuni também ampararam os estudantes que se adaptaram à nova rotina, como o Plantão do Enem, Podcasts na Rádio Aperipê, Planejamento Semanal de Aulas, e o material didático disponível no portal Estude em Casa.

Fonte: Governo SE

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MAIS LIDAS DA SEMANA