InícioSergipeDoação de sangue atende pacientes portadores de Anemia falciforme

Doação de sangue atende pacientes portadores de Anemia falciforme


Através da prática diária da doação de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza o processamento e distribuição de concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e crio para atendimento de pacientes na rede hospitalar do Estado. A transfusão de um desses hemocomponentes do sangue é responsável pelo tratamento de centenas de pacientes nos leitos dos hospitais.

Dentre as muitas enfermidades, que utiliza o sangue como recurso terapêutico, consta a Anemia falciforme, uma doença hereditária caracterizada por causar alteração nos glóbulos vermelhos do sangue. Adson da Silva Santos, 30 anos, foi diagnosticado com a enfermidade ainda na fase infantil. “Por causa das dores nas articulações preciso receber transfusão de sangue pelo menos duas vezes ao mês”, contou ele enquanto realizava o procedimento.

A enfermeira e gerente de Coleta, Florita Aquino, explicou que os profissionais do hemocentro trabalham incansavelmente para atender a demanda transfusional nos hospitais. “Todos os dias recebemos familiares de pacientes que nos procuram desesperados por causa de uma bolsa de sangue para transfusão”, contou.

Por conta dessa necessidade diária dos pacientes e da redução nos estoques dos sangues O, A, B e Ab, positivo e negativo, o hemocentro intensificou os pedidos de doação através das ligações telefônicas e de entrevistas junto a imprensa. “Nesse momento delicado de pandemia, temos que lembrar que existem outras doenças que também causam o óbito, por isso, estamos buscando o contato direto com o doador destacando a importância da manutenção de sua doação de sangue para garantir o tratamento dos pacientes”, alertou a enfermeira.

O serviço de hemoterapia cumpre normas técnicas e, dentre os critérios para doar sangue, o cidadão precisa está bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. “No Hemose os voluntários passam por uma avaliação, que chamamos de triagem clínica para assegurar que a sua doação ocorra de forma tranquila, confortável e segura”, conclui Florita Aquino.

Mais informações sobre o serviço e agendamento da doação através dos telefones: (79)3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: Governo SE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA