InícioSergipeCiclo formativo sobre regime de colaboração com os municípios capacita diretores regionais

Ciclo formativo sobre regime de colaboração com os municípios capacita diretores regionais


No quarto e último encontro do I Ciclo Formativo sobre o Regime de Colaboração com os Municípios destinado às diretorias regionais de educação, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) reuniu, na manhã desta quinta-feira (10), educadores dos estados do Ceará e Sergipe. Dentre eles, o coordenador da Coordenadoria Regional 8 (CREDE 8) do Ceará, Afonso Jampierry e a orientadora da Célula de Cooperação com os Municípios (CECOM) da CREDE 8, Edineide Rodrigues.

A abertura do encontro ficou por conta do secretário de Educação de Sergipe, Josué Modesto dos Passos Subrinho, que expressou interesse em estreitar laços com as experiências exitosas apresentadas pela Educação Estadual do Ceará. “Nada melhor do que aprender com quem já tem uma trilha percorrida, com obstáculos, mas superando e enfrentando os desafios”, disse.

De acordo com a diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), Andrea Lima Dantas, a formação é uma ação do Programa Alfabetizar pra Valer, fruto da parceria entre a Seduc, a Associação Bem Comum, o Instituto Natura e a Fundação Lemann. As discussões giraram em torno do “Papel das Diretorias Regionais de Educação no Regime de Colaboração”, visando fortalecer a gestão das regionais na realização de ações conjuntas com os municípios jurisdicionados.

Os debatedores Jampierry e Edineide Rodrigues fizeram uma espécie de ping-pong em uma apresentação que rendeu mais de duas horas de troca de saberes a respeito de metodologias, estratégias, percurso e ferramentas desempenhadas em função do regime de colaboração com os municípios do Ceará, cujo momento também serviu para compartilhar o acompanhamento do programa Mais Paic nos municípios.

O Mais Paic é a versão atual do programa que aponta para o trabalho desenvolvido pelo Comitê Cearense para Eliminação do Analfabetismo Escolar, criado em 2014 pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Os objetivos do Mais Paic versam sobre mais apoio à gestão municipal; à formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática; mais Literatura; mais participação das famílias; mais reforço para os alunos com dificuldades de aprendizagem em alfabetização; e mais compromisso dos municípios.

No painel temático intitulado “A Regional e o Acompanhamento do MAIS PAIC nos municípios”, Jampierry e Edineide Rodrigues percorreram a operacionalização do trabalho que desempenham na CREDE 8, como a pactuação com os prefeitos, os fóruns com secretários de educação e os gerentes municipais do Mais Paic, além de diagnósticos, formações e acompanhamentos pedagógicos, desencadeando nos resultados alcançados.

Para Jampierry, o trabalho desenvolvido requer as competências de empatia, discernimento e muita escuta. “Nós somos a assessoria dos municípios. Não estamos acima deles. Nós damos o apoio que eles precisam”, pontuou, objetivando o fortalecimento das ações municipais, por meio do sistema de colaboração em função da alfabetização de 100% das crianças na idade certa. Edineide Rodrigues destacou os imensos desafios enfrentados nos seus quase 14 anos de atuação na Célula de Cooperação com os Municípios. “Para estar nesse serviço de ajudar o outro é necessário muita cooperação e resiliência”, disse.

Como público-alvo, os diretores regionais de educação João Luiz (DRE 9), Franz Russemberg da Silva (DRE 1), Maria Luiza Omena (DRE 4), Gilvânia Guimarães (DEA) e Daniela Silva (DRE 2) fizeram uso da palavra para agradecer não somente a presença dos convidados, mas também para angariar mais conhecimentos acerca das metodologias aplicadas e coordenadas pela equipe do CREDE 8 à luz do Mais Paic. Perguntas sobre gestão do tempo, pactuação com os prefeitos etc. encerraram o quarto encontro formativo do ciclo.

Fonte: Governo SE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA