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Cadernos de Atividades do Programa Sergipe na Idade Certa orientam o trabalho dos professores


Os professores que atuam no Programa Sergipe na Idade Certa (ProSIC), da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), têm desde 2020 um importante aliado na relação de ensino e aprendizagem. Trata-se dos Cadernos de Atividades, que orientam os trabalhos dos docentes com os estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental do programa de correção de fluxo. Elaborado pela própria equipe do ProSIC, o material tem a função de dar suporte aos professores e estudantes para possibilitar a aprendizagem e o resgaste da trajetória escolar dos alunos.

Os cadernos de atividades são compostos de todos os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, diferentemente de focar no objeto de conhecimento, eles priorizam o desenvolvimento de habilidades dos estudantes que estão com defasagem idade-série. Outra perspectiva dos cadernos é a interação dos componentes curriculares.

O ProSIC tem como principal objetivo possibilitar intervenções pedagógicas para promover o avanço das aprendizagens dos estudantes do Ensino Fundamental, das séries iniciais e finais, da Rede Estadual de Ensino. Isso significa que um jovem com idade avançada cursando uma série que já deveria ter estudado, tem a oportunidade de corrigir as distorções e superar as práticas de exclusão social na escola por meio de um acompanhamento permanente do fluxo escolar. Além do Unicef, a iniciativa conta com o apoio da Comunidade Cedac, Instituto AvisaLá e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), professora Ana Lúcia Muricy, destaca a importância do programa. “As unidades de ensino que desenvolvem o ProSIC, independentemente das turmas com matrícula no Programa, passam a ter um novo olhar sobre os estudantes. Uma visão mais ampla e humanitária é oportunizada quando os professores e gestores promovem a escuta dos alunos, fazendo o diagnóstico do que esses estudantes em defasagem idade-série já têm em termos de aprendizagem consolidada, e quando acolhem e respeitam a história de vida de cada aluno. Essa dinâmica passa a integrar a concepção pedagógica da comunidade escolar”, disse.

O ProSIC é dividido em quatro fases. A primeira é para alunos do 3º ano; a segunda, para estudantes do 4º e 5º anos; a terceira, para alunos do 6° e 7° anos; e a quarta, para os estudantes do 8º e 9º anos. “Queremos fazer com que esses alunos resgatem a autonomia, o gosto pelos estudos, a aprendizagem, e que sigam a sua trajetória escolar. O importante para nós não é somente a aprendizagem de conteúdo, mas que eles se desenvolvam na escola, vejam sentido na educação, entendam que o conhecimento é necessário para se viver em sociedade e que, com essa autonomia, continuem estudando”, disse a coordenadora do Serviço de Ensino Fundamental, professora Kelly Valença.

Cadernos de Atividades

Os cadernos são produzidos pelos formadores estaduais do ProSIC responsáveis por estudar e elaborar as atividades de acordo com cada tema integrador, como também realizar acompanhamento das ações pedagógicas in loco nas Unidades de Ensino, para orientá-las, sempre que necessário. O material apresenta os temas integradores de forma contextualizada e interdisciplinar, considerando o nível sociocognitivo dos estudantes que estão matriculados nas turmas de correção de fluxo, tendo em vista que são sujeitos que se encontram em situação de atraso escolar.

Além de valorizarem os componentes curriculares, o desenvolvimento de habilidades e o planejamento integrado, os cadernos têm uma contextualização, sendo sempre elaborados com base em temas geradores, como a Covid-19, Tecnologia no dia a dia, Matemática, a brincadeira como ação, entre outros. “O percurso pedagógico desses cadernos é diferente do ensino tradicional. Em vez de partirem do conteúdo para os exercícios de fixação, eles partem da atividade focada na habilidade e vai desenvolvendo o objeto de conhecimento”, declarou a coordenadora pedagógica.

Nesse período de Atividades Escolares Não Presenciais, os cadernos têm sido muito importantes para o trabalho dos professores. Durante todo o ano de 2020, a Seduc promoveu webinários de formação com os professores de anos iniciais e finais para apresentar os cadernos e demonstrar como eles poderiam ser utilizados. A coordenadora Kelly Valença ressalta que os cadernos estão disponíveis no Portal Estude em Casa (https://www.seduc.se.gov.br/estudeemcasa/#/), e dão sugestões de atividades para os professores, que podem utilizá-las na periodicidade que acharem pertinente. Os cadernos também têm uma agenda e uma organização de atividades diárias para os alunos.

Para Everton Pereira Santos, professor de Língua Portuguesa e técnico-pedagógico do Serviço de Ensino Fundamental, os cadernos do ProSIC são a materialização da filosofia do programa, no qual os componentes curriculares são trabalhados de forma integrada a partir de um tema principal. “Os cadernos auxiliam o professor, pois, além de trazer os objetos de conhecimento derivados do tema trabalhado, tudo pautado no Currículo de Sergipe, deixam abertas possibilidades de o professor criar suas próprias atividades. Para os estudantes, a vantagem é poder estudar, dentro dos diversos componentes curriculares, temas do dia a dia de maneira mais contextualizada. O primeiro caderno, por exemplo, trouxe o ensino de todos os componentes com base no tema Coronavírus. Os demais também trabalharam temas da atualidade, como as vacinas, as tecnologias, a sustentabilidade e o jovem no mercado de trabalho”, disse.

Fonte: Governo SE

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