InícioSergipeAlunos da Rede Pública Estadual de Educação são medalhistas em olimpíadas científicas

Alunos da Rede Pública Estadual de Educação são medalhistas em olimpíadas científicas


Estudantes da Rede Pública Estadual de Educação, mesmo durante as aulas remotas, conseguiram dedicar-se a outras atividades intelectuais, como na participação de olimpíadas científicas, pontuando nas colocações de destaque. Os alunos do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho, em Itabaiana, Giovanna Ribeiro, Rikelmer Marciano e Emilly Vitória foram agraciados com as medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2020 e pré-selecionados para a edição 2021 da competição. 

Orientados pelo professor José da Silva Menezes, com o apoio do diretor Plácido Brandão, os medalhistas participaram da XXIII OBA e MOBFOG de 2020 nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, quando responderam a 10 questões, sete de Astronomia e três de Astronáutica, nos quatro níveis, sendo, na maior parte delas, de múltipla escolha.

Segundo o professor José Menezes, mesmo neste momento de pandemia, de restrições, em que os alunos e professores não estão com o mesmo contato em sala de aula, conseguiu-se participar desta edição da OBA e também de outras Olimpíadas Científicas. “O mérito é todo dos alunos, que me procuraram para poder se inscrever e participar dessas e de outras olimpíadas. Geralmente eu divulgo os convites, as datas das olimpíadas e suas inscrições nos grupos formados no whatsapp, e os alunos interessados entram em contato para obter mais informações e orientações”, disse.

O professor parabenizou a todos do Colégio Nestor Carvalho Lima por apoiarem a participação dos estudantes. “Passo para os alunos a importância de participar e conquistar medalhas em olimpíadas científicas, e eles também ficam entusiasmados com a ideia e estimulados a desafiar os próprios conhecimentos e limites. Isso é muito gratificante, pois revela talentos que posteriormente seguirão caminhos de sucesso”, explica.

O aluno Rikelmer Marciano, que levou a medalha de prata da olimpíada, disse que sua participação em outras edições da OBA proporcionou-lhe um entendimento maior da olimpíada, servindo de base para a sua preparação. Giovanna Ribeiro, agraciada com a medalha de ouro no mesmo evento, destacou que ainda não conseguiu organizar em palavras toda a emoção que está sentindo por essa conquista. Emilly Vitoria, contemplada com a medalha de bronze, também não esconde a emoção de participar dessa olimpíada. Seu interesse pela astronomia foi primordial para alcançar a medalha.

O professor Jorge Monteiro, do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, ressaltou que a Seduc sistematizou o calendário de olimpíadas nacionais e vem fazendo um trabalho diário para o aumento da participação dos alunos nas olimpíadas científicas.

Mais alunos

Confira a lista dos estudantes medalhistas da rede estadual de ensino pré-selecionados para a fase online das seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021. São eles:

C.E. Professor João Costa – Diogo Dionisio Nascimento Silva – Ouro

C.E. Leandro Maciel – Carlos Eduardo Barboza Santos – Bronze

E.E. Prof. Nestor Carvalho Lima – Giovanna Ribeiro N. da Paixão – Ouro

E.E. Prof. Nestor Carvalho Lima – Rikelmer dos Santos Marciano – Prata

E.E. Prof. Nestor Carvalho Lima – Emilly Vitória Leite Rezende – Bronze

C.E. Prof. Abelardo Romero Dantas – Jeniffer de Souza Farias – Prata

C.E. Djenal Tavares de Queiroz – Gabriel Mota de Oliveira – Ouro

C.E. Djenal Tavares de Queiroz – Gisele Araujo Santos – Bronze

E.E. Sen. Leite Neto – Caio Itallo Silveira Santos – Ouro

E.E. Sen. Leite Neto – Ially Stephany Messias Santos – Prata

C.E. Dom Luciano J. Cabral Duarte – Mateus Henrique G. F. dos Santos – Bronze

Olimpíada Virtual de Química

Além das edições 2020 e pré-seleção de 2021 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a Olimpíada Virtual de Química (OVQUIM), contemplou o estudante Rikelmer dos Santos Marciano, com a medalha de bronze; e João Paulo Mendonça Andrade, também com a medalha de bronze, ambos do Colégio Estadual professor Nestor Carvalho, de Itabaiana. O concurso ocorreu entre os dias 16 e 17 de novembro, por meio da Plataforma Qmágico/Eduqo.

A OVQUIM 2020 foi dividida em três modalidades: 1ª Série (modalidade A), 2ª Série (modalidade B) e 3ª Série (modalidade C). A prova, de fase única, constituída de 25 questões, 20 das quais foram de múltipla escolha e cinco abertas, com respostas numéricas, e duração de 4 horas corridas a partir do primeiro acesso.

Fonte: Governo SE

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA