Sempi apresenta relatórios do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade para Cendfol
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realizou, nesta quinta-feira (23), uma visita à Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) para tratar sobre o Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade. O encontro teve como foco a apresentação dos relatórios individuais elaborados a partir das fichas de perfil preenchidas por servidores da instituição, além do alinhamento de estratégias para fortalecer as ações do programa no âmbito da Cendfol.
Durante a reunião, foram discutidas formas de aprimorar as práticas institucionais voltadas à promoção da equidade e à construção de ambientes de trabalho mais inclusivos.
“Hoje tivemos uma reunião com a equipe do Pró-Equidade para apresentação dos dados de 2024. Estamos satisfeitos e vamos procurar fazer as melhorias necessárias para o nosso órgão funcionar da melhor forma possível perante esse assunto do Pró-Equidade”, destacou a coordenadora de Planejamento da Cendfol, Monique Aires.
A coordenadora de Diversidade e Inclusão da Sempi e gestora do Programa Pró-Equidade, Ayra Dias, ressaltou a importância da articulação entre os órgãos para o avanço das ações.
“Apresentamos o relatório individual da instituição com base na ficha perfil de 2024, já tendo em vista a otimização do plano de trabalho de 2026 e a revisão das atividades desenvolvidas em 2025. O que conseguimos identificar é o comprometimento dos comitês gestores internos com o programa, que vem sendo desenvolvido de forma muito exitosa. Esses dados nos ajudam a identificar gargalos e a buscar soluções de maneira articulada e transversal”, explicou.
O Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade tem como objetivo promover ambientes de trabalho mais justos, inclusivos e livres de discriminação, além de combater o racismo, o assédio moral e sexual, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a equidade e os direitos humanos.

