Em celebração ao World Cleanup Day, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) promoveu, na manhã deste sábado (20/09), a 13ª edição da Semana Lago Limpo, realizada no Deck Norte do Lago Paranoá. O evento mobilizou voluntários, estudantes, mergulhadores, representantes de instituições públicas e privadas, além da comunidade, em um esforço coletivo de preservação ambiental.
Os diretores da Adasa, Vinicius Benevides e Apolinário Rebelo, estiveram presentes destacando a relevância da ação. “Temos que registrar que o Lago Paranoá tem 65 anos de idade, e dificilmente vemos um lago artificial com uma qualidade tão alta quanto a que temos aqui no Distrito Federal. Este evento busca alcançar não apenas os mergulhadores, que fazem um trabalho fenomenal na retirada de resíduos, mas também as crianças, que são o nosso futuro. Não podemos perder a oportunidade de, anualmente, despertar a consciência ambiental na população, em especial nas crianças. Com certeza seguiremos dando continuidade a essa iniciativa”, afirmou Benevides.
Durante a ação, foram retirados do lago e de suas margens 250 quilos de resíduos, resultado do trabalho dos mergulhadores e voluntários que participaram ativamente da limpeza do corpo hídrico. Além disso, o público pôde aproveitar atividades educativas, aulas de zumba e oficinas de conscientização ambiental promovidas pelos parceiros do evento.
O mergulhador Marcos Honorio ressaltou o papel de conscientização da iniciativa:.“Queremos mostrar que o lixo que chega ao lago é responsabilidade humana e que a cidade mais limpa não é a que mais se limpa, mas a que menos se suja. Nosso esporte depende da água, e ver instituições como a Adasa preocupadas com sua preservação é fundamental, porque água é vida”, compartilhou.
Entre os participantes estavam alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB), do curso Técnico em Meio Ambiente, que uniram aprendizado e prática em atividades de preservação e conscientização sobre os cuidados com os recursos hídricos. A professora Carolina Arantes ressaltou o impacto da experiência: “É muito importante para os estudantes, não apenas pela formação técnica em meio ambiente, mas também para o desenvolvimento pessoal. Esse contato direto mostra a dimensão dos resíduos existentes e reforça que cada um de nós também tem responsabilidades com nossos recursos naturais”, refletiu.
O evento também contou com a participação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), representado pelo diretor-adjunto Cleilson Gadelha Queiroz. Ele enfatizou a relevância da parceria e da conscientização relacionada ao descarte inadequado de resíduos sólidos. “Essa já é a 13ª edição do Lago Limpo e o SLU participa com orgulho, porque preservar nossos recursos hídricos é essencial. Assim como cuidamos do corpo, que é composto em grande parte por água, precisamos cuidar do lago, um patrimônio de Brasília usado para lazer e tão importante para o meio ambiente. O SLU tem colocado lixeiras e papeleiras nesses espaços e nossas equipes atuam constantemente na coleta. Mas é fundamental que cada cidadão faça a sua parte e descarte os resíduos no local correto”, destacou.
As famílias também participaram ativamente da programação. Para muitos deles, o Lago Limpo se tornou uma oportunidade de educação e lazer: “Esse evento ajuda a conscientizar desde cedo, mostrando às crianças que é possível agir de forma diferente. Eles já esperam ansiosos pela data e participam com entusiasmo, porque entendem que cuidar do lago é cuidar da cidade.” destacou um dos pais presentes na ação.
O evento ainda contou com distribuição de lanches, pipoca, algodão-doce e atividades recreativas para as crianças, tornando a manhã no Deck Norte educativa e divertida para toda a família.
Criada em 2011, a Semana Lago Limpo busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, com foco no Lago Paranoá – principal corpo d’água de múltiplos usos do DF. Em 2024, na edição realizada no Deck Sul, foram retiradas mais de 1,6 toneladas de resíduos. Ao longo de sua trajetória, a ação já resultou na retirada de dezenas de toneladas de lixo, reforçando o papel da Adasa na promoção da sustentabilidade e na qualidade de vida da população.
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br
Fonte: ADASA