InícioSem categoriaAdasa participa do II Seminário de Regulação e Meio Ambiente

Adasa participa do II Seminário de Regulação e Meio Ambiente

 

Nesta quarta-feira (13/08), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do II Seminário de Regulação e Meio Ambiente, realizado no Teatro Caesb, em Águas Claras. O evento reuniu representantes de órgãos reguladores, prestadores de serviço, especialistas e a sociedade civil para discutir temas essenciais sobre gestão ambiental, regulação e sustentabilidade no Distrito Federal.

 

Diversas autoridades compuseram a mesa de abertura, incluindo o presidente da Caesb, Dr. Luiz Antônio Almeida Reis; o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro e o diretor da Agência, Félix Palazzo; o diretor de Regulação e Meio Ambiente da Caesb, Haroldo Toti; o presidente da Emater-DF, Dr. Clayson Duval; o major do Comando do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Emerson Roberto Araújo Melo; a superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Dra. Ana Paula Fioreze; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná – CBH-PR, Dr. João Ricardo Reiser; entre outros.

 

Luiz Antônio Reis, anfitrião do evento, abriu a mesa enfatizando a importância do diálogo e da colaboração entre as diversas instituições. “Estamos iniciando o segundo seminário de regulação na Caesb. Iniciativas como esta são fundamentais para alinhar propósitos, aprofundar discussões e fortalecer nosso compromisso conjunto,” declarou.

 

Ele seguiu com sua fala destacando o papel histórico da parceria entre Caesb e Adasa. “Ao longo dos anos, construímos uma parceria sólida, com respeito mútuo às atribuições institucionais e um compromisso comum: assegurar à população do Distrito Federal o abastecimento de água e o tratamento de esgoto com excelência. Nosso trabalho conjunto é complementar e essencial. A regulação estabelece padrões e metas, e a operação busca superá-los diariamente com eficiência e responsabilidade”, acrescentou o presidente da companhia.

 

Aproveitando a conexão estabelecida por Reis, Raimundo Ribeiro reiterou que o compromisso da Adasa está na busca contínua pela união de esforços, com o objetivo de oferecer um serviço público de excelência. “Embora a regulação seja frequentemente vista como um mero instrumento de fiscalização e expedição de normas, é na verdade um processo complexo, dinâmico, essencial para equilibrar interesses públicos e privados”, sublinhou.

 

O presidente da Adasa lembrou ainda que, frequentemente, imersos nas rotinas diárias, podemos esquecer que o cidadão é o verdadeiro foco dos serviços prestados. “É ele quem nos une. Caesb, Adasa, ANA, Seagri, Emater e outras instituições existem justamente para servi-lo. Nosso dever primordial é construir, em conjunto, soluções para os desafios enfrentados pela sociedade, utilizando nossa experiência e conhecimento para atender às suas necessidades. Em essência, todas as ações devem ser orientadas ao cidadão. É imprescindível mantermos essa consciência”, concluiu. 

 

Em seguida, Clayson Duval, presidente da Emater-DF, trouxe uma perspectiva do campo à discussão, destacando a dedicação da empresa à gestão ambiental e à produção de água. “A Emater tem, ao longo dos anos, demonstrado grande preocupação com a questão ambiental, especialmente no que diz respeito à produção de água. Diariamente, buscamos integrar as regulamentações ambientais e as normas de uso da água aos nossos produtores rurais, facilitando seu entendimento e aplicação.”, compartilhou.

 

Ele também enfatizou a importância das ações conjuntas para o bem-estar ambiental e social, frisando a interdependência entre campo e cidade para garantir qualidade de vida. “Diante do crescimento populacional no DF, precisamos de mecanismos para garantir a oferta de alimentos — como hortaliças, frutas e grãos — assegurando, ao mesmo tempo, o acesso e a disponibilidade de água para todos”, refletiu.

 

Por fim, Duval ressaltou o importante papel da área rural na gestão hídrica do DF, por meio de projetos colaborativos com a Adasa e outros parceiros. “É o caso do exitoso Programa Produtor de Água nas bacias do Pipiripau e Descoberto, e também do Acordo de Cooperação Técnica que tem viabilizado a tubulação de canais e a construção de 247 reservatórios lonados na região da bacia do Rio Preto”, concluiu.

 

Na parte da tarde, o diretor da Adasa, Apolinário Rebelo, apresentou a palestra “Regulação e Sociedade”, na qual abordou a evolução histórica das agências reguladoras, desde suas primeiras atuações em setores estratégicos até o modelo adotado no Brasil, fortemente marcado pelo processo de privatizações e concessões nos anos 90. “A atuação das agências reguladoras é fundamental para assegurar o equilíbrio entre o interesse público e a sustentabilidade econômica dos serviços, sempre com foco no fortalecimento do Estado e no atendimento às necessidades da sociedade”, ressaltou Rebelo.

 

A programação do evento contemplou ainda debates sobre desafios demográficos, mudanças climáticas e a relação entre variáveis ambientais e tarifas, contando com especialistas da Caesb, ANA e instituições acadêmicas.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br   

 

 

Fonte: ADASA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA