A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou, na última quinta-feira (31), da roda de conversa “Com ciência, com afeto: educação ambiental e participação social em unidades de conservação”, no auditório da Câmara Legislativa do DF. A atividade integrou a programação da 2ª Conferência Distrital de Unidades de Conservação, reunindo representantes do poder público, sociedade civil e academia em torno da preservação das áreas naturais do DF.
Com foco no fortalecimento da educação ambiental e na participação cidadã, o encontro promoveu a troca de experiências sobre práticas que estimulam o engajamento da população nas unidades de conservação, como o voluntariado, ações educativas e projetos de mobilização comunitária.
Representando a Adasa, o regulador Wendel Lopes, coordenador do Programa Produtor de Água no Pipiripau, apresentou as iniciativas do projeto. “O Programa Produtor de Água atua diretamente com o produtor, que abre as portas da sua propriedade para adotar práticas sustentáveis e, em troca, recebe uma compensação financeira. A ideia é cuidar da água que abastece tanto a cidade quanto o campo. Por isso, a gente aposta em soluções que ajudam o meio ambiente e que fazem sentido para o produtor”, afirmou.
A participação da Adasa reforça o compromisso da agência com a conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis, promovidas por meio do diálogo interinstitucional e da valorização do conhecimento coletivo.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br
Fonte: ADASA