Segurança Pública realiza reunião de alinhamento estratégico para consolidação do planejamento operacional no Pré-Caju 2025
Representantes do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Militar e da Defesa Civil debateram estratégias para fortalecimento da atuação conjunta
Com o objetivo de garantir a segurança dos foliões e de toda a população, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou uma reunião de alinhamento estratégico para a consolidação do planejamento operacional estratégico para o Pré-Caju 2025. Durante a tradicional prévia carnavalesca, mais de mil servidores do Corpo de Bombeiros, das Polícias Militar e Civil e da Defesa Civil estarão distribuídos pelo circuito e por toda a capital. A reunião ocorreu na última sexta-feira (31).
Conforme a coordenadora operacional das delegacias da capital, Nalile Castro, o planejamento operacional vem sendo discutido com antecedência visando a segurança dos foliões e de toda a população. “Hoje estamos em mais uma reunião de alinhamento para o Pré-Caju. Todos os órgãos de segurança estão reunidos justamente para ajustar questões que já vêm sendo tratadas em encontros anteriores”, ressaltou.
O tenente-coronel Josebel Nascimento, representante da Polícia Militar, reforçou que o objetivo das instituições é proporcionar maior segurança não apenas para o aracajuano, mas também para os turistas que irão brincar no Pré-Caju. “A Polícia Militar já atua rotineiramente em grandes eventos e estamos preparados, a população conhece nossa atuação e nossa parceria com as demais forças. A perspectiva é de uma operação segura e de sucesso”, destacou.
Para garantir a segurança, as forças terão à disposição as câmeras do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), conforme detalhou o diretor da unidade, tenente-coronel José Luiz. “O Ciosp atuará com o monitoramento por meio de câmeras; serão seis equipamentos instalados em todo o percurso do evento, monitorados em tempo real pela nossa central. Esse acompanhamento permite o controle, verificação de tumultos e a identificação de situações de crimes”, ressaltou.
Segundo o tenente-coronel Douglas Moraes, representante do Corpo de Bombeiros, esta já é a quarta reunião. “Estamos ajustando detalhes para que cada instituição possa organizar suas ações de forma integrada, sem interferir no trabalho das demais. A previsão é que, possivelmente na próxima semana, cada instituição apresente oficialmente a parte operacional do seu planejamento. Por enquanto, seguimos em etapas de estudos e aperfeiçoamento”, explicou.
De acordo com a major Emanuela Cruz, representante da Defesa Civil do Estado, a reunião visa reforçar a integração entre os órgãos de segurança para que o evento seja realizado sem intercorrências. “Nós estamos reunidos com os órgãos de segurança para garantir uma festa segura para os sergipanos e para os turistas. Elaboramos um plano emergencial em caso de desastres, além de um plano de evacuação, bem como a verificação da segurança das estruturas dos camarotes. Essa integração é fundamental para assegurar que o evento ocorra de forma tranquila”, salientou.
Ainda conforme Nalile Castro, até a realização da tradicional prévia carnavalesca as forças de segurança estarão em contato direto com a organização do evento para que o Pré-Caju transcorra de forma tranquila. “Outras reuniões ainda ocorrerão para que possamos finalizar todos os detalhes, garantindo que a festa aconteça com tranquilidade e segurança para toda a população”, enfatizou a coordenadora operacional das delegacias da capital.
Números de emergência
Além de todo o planejamento operacional nas ruas e no circuito da festa, a SSP reforça a disponibilidade dos números de emergência 190, 193 e 198. “E apesar de ser um número de emergência utilizado em outros países, se o turista estiver aqui e ligar 911, a chamada cairá na nossa central, garantindo acolhimento e atendimento. Além das câmeras e do monitoramento de todo o circuito e do público, colocamos à disposição nossos números de emergência para dar conforto, apoio e atendimento à população e aos visitantes”, finalizou o tenente-coronel José Luiz.





Fonte: SSP/SE
											
				