Secretário de Estado da Saúde cumpre agenda em Brasília e alerta para o combate à Dengue

Publicado em: 31/10/2025 12:34

Foto: Divulgação/Conass

O Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para a Região Sul, Diogo Demarchi, cumpriu uma intensa agenda em Brasília nos dias 29 e 30 de outubro de 2025. Na ocasião, o gestor  reforçou a importância das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de debater temas importantes para a saúde pública nacional.

Na Assembleia do Conass, no dia 29, o secretário reuniu-se com gestores de outros estados e técnicos do Ministério da Saúde. Um dos assuntos em pauta foi a situação nacional de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Santa Catarina não possui casos de intoxicação por metanol. O Estado segue atento e reforçando as ações de vigilância e monitoramento.

Na quinta-feira, 30, durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), o secretário Diogo Demarchi fez um alerta sobre a situação da dengue e as ações de prevenção em Santa Catarina.

“Estamos atentos em relação à dengue, o cenário climático não é muito bom. Temos um plano de contingência, manejo, equipamento, capacitação das equipes. Estamos em mobilização com a Secretaria de Estado da Educação e municípios, essa semana e a semana que vem. Estamos aplicando e capacitando os profissionais para aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar. Precisamos ter uma união a nível nacional para comunicar com a população, porque ainda dá tempo de todos nos ajudarem”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

No encontro da CIT também foram debatidos diversos temas de relevância nacional, entre eles: a regulamentação e redefinição de critérios para estabelecimentos de saúde habilitados em Oncologia, conforme previsto na Portaria GM/MS nº 1.399/2019; a discussão sobre as residências multiprofissionais em saúde; e o cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que é a participação tripartite (federal, estadual e municipal) para custear os serviços.

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no Instagram @‌saude.sc

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SC

Compartilhar

Faça um comentário