SAÚDE

“Nunca ficaremos livres desse vírus”, diz escritor que previu pandemia

Published

on


source
David Quammen
Reprodução/TV Cultura

Escritor foi entrevistado pelo programa Roda Viva

Há oito anos, o escritor David Quammen publicou o livro Contágio (2012), que aponta os riscos da relação insustentável da humanidade com o meio ambiente. A publicação, que reúne o alerta de diferentes cientistas e estudiosos da saúde pública, já alertava para uma pandemia causada por um vírus transmitido a partir de animais silvestres, no fenômeno descrito como “transbordamento”.

Em entrevista ao programa Roda Viva , transmitido nesta segunda-feira (4), Quammen afirmou que não acredita no fim do novo coronavírus. “Nunca ficaremos de fato livres do vírus, mas a pandemia poderá ser controlada”, disse. Ao especular sobre os próximos passos no enfrentamento da nova doença, o especialista afirmou que existe a possibilidade de uma “montanha-russa”.

“Haverá surtos por mais algum tempo, pessoas sofrerão, pessoas morrerão. Os negócios serão fechados por um tempo, mas as pessoas cansam”, opinou o escritor, destacando que para controlar efetivamente a pandemia, é necessário mais que uma vacina eficaz. “As vacinas precisam ser amplamente usadas e distribuídas, até lá haverá essa montanha-russa”, disse.

Ele ainda reforçou que, em breve, um dos maiores obstáculos será didático. “O maior problema é que além de uma produção rápida e eficaz, nós ainda precisamos convencer as pessoas sobre a eficácia e importância da vacina para elas e para a sociedade”, reforçou Quammen.

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MAIS LIDAS DA SEMANA