Compartilhar
‘Saúde e Bem-Estar’ aborda estratégias de rendimento e mais qualidade de vida no esporte amador
Convidada do programa, nesta quarta-feira, foi a psicóloga clínica e do esporte e psicopedagoga Miryan Lacerda
Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa
A psicóloga clínica e do esporte e psicopedagoga Miryan Lacerda falou ao programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da TV Assembleia, nesta quarta-feira (5), sobre estratégias de rendimento e melhor qualidade de vida no esporte amador, com reflexos na saúde mental.
Na conversa com a apresentadora Lêda Lima, a especialista frisou a importância da prática esportiva e do exercício físico com cuidados na saúde mental em todos os segmentos da população.
Ele disse também que é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduada em Psicopedagogia, formação em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico, por isso defende maior atuação do psicólogo no contexto escolar, com mais espaço para ajudar no desenvolvimento sem traumas mentais.
“Eu defendo a prática de esporte e do exercício físico com cuidados na saúde mental em todos os segmentos, mesmo assim existem pressão e preconceitos até mesmo dentro das escolas nas atividade físicas ou no esporte amador. Mas a gente trabalha também os atletas antes das competições, durante os treinos, pois hoje o mental é de extrema importância para que não tenham crises. Tem que estar preparado para lidar com a pressão do técnico, da família, dos país, dele sobre si, por resultados”, destacou.
A psicóloga fez ainda um alerta para os riscos do tabagismo, principalmente aos desportistas, prática que aumentou no Brasil após três décadas em queda. O aumento é fenômeno atribuído, em parte, ao período pós-pandemia e ao uso do cigarro eletrônico, que causa dependência química e está diretamente relacionado a doenças graves, como câncer de pulmão e problemas cardíacos.
O programa ‘Saúde e Bem-Estar’ vai ao ar todas às quartas-feiras, a partir das 10h, sendo transmitido ao vivo pelo YouTube da Rádio Assembleia, e conta com a participação dos ouvintes por meio do Whatsapp (3269-3009).
