InícioSÃO PAULOTermina amanhã prazo para estudantes manifestarem interesse nos itinerários formativos

Termina amanhã prazo para estudantes manifestarem interesse nos itinerários formativos

Estudantes da 1ª série do ensino médio da rede pública estadual têm até esta quinta-feira (8) para manifestar interesse nos itinerários formativos. Realizadas via Secretaria Escolar Digital (SED), as opções nos aprofundamentos curriculares servirão para que cada escola defina a oferta de cursos para inscrições durante o processo de rematrícula, em agosto.

O novo Ensino Médio permite ao estudante adquirir todos os conhecimentos básicos e aprofundar conhecimentos específicos, sem precisar ficar mais tempo na escola. Além disso, contribui para o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes, com a possibilidade de aprofundamento em áreas de mais interesse e formação para o mercado de trabalho e ingresso no ensino superior.

Nesta primeira etapa, os estudantes podem escolher entre 10 opções de aprofundamento curricular de áreas do conhecimento. São quatro opções nas áreas de conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza – e seis opções integradas, que apresentam combinações entre elas – Linguagens e Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

“Os itinerários permitem ao estudante explorar potenciais e vocações de uma ou duas áreas de conhecimento, ou na formação técnica e profissional”, diz Rossieli Soares, secretário de Estado da Educação. A partir de 2022, a 2ª série contará com 10 aulas semanais dedicadas ao aprofundamento curricular escolhido conforme as opções apresentadas pela escola. Na 3ª série, serão 20 aulas.

A manifestação via SED também permite ao estudante demonstrar interesse em dois outros grupos de itinerários formativos. O segundo deles mescla as áreas do conhecimento com a qualificação profissional, via Novotec Expresso, e permite aprofundamento curricular em uma das áreas do conhecimento e dois certificados profissionalizantes durante o ano. São cursos relacionados à programação, design, dados, tecnologia, ciências sociais e comunicação, por exemplo. Na prática, o estudante se aprofunda em uma dessas áreas e, em alguns semestres, faz os cursos do Novotec Expresso, como programação em Java, por exemplo.

No terceiro grupo, os estudantes têm a oportunidade, via programa Novotec Integrado, de sair com um diploma de curso técnico e com o do ensino médio, sem aumentar a carga horária. No total, serão 21 opções de cursos técnicos: Administração, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Comércio, Finanças, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos, Guia de Turismo, Design Gráfico, Design de Interiores, Eventos, Nutrição e Dietética, Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Análises Clínicas e Farmácia.

Guia do Estudante 

Para auxiliar os alunos, a Coordenadoria Pedagógica da Seduc-SP preparou um Guia do Estudante que detalha propostas, possibilidades e objetivos envolvidos na iniciativa, que aproxima os estudantes das transformações sociais, do mercado de trabalho e do ensino superior. Disponível no portal Seduc-SP, o informativo foi criado com intuito de auxiliar os estudantes nas escolhas, esclarecer as principais dúvidas sobre a mudança, do ponto de vista dos alunos, além de trazer informações sobre todas as opções de itinerários formativos e um passo a passo de como realizar a manifestação de interesse.

Escola Estadual no interior faz Busca Ativa para alunos realizarem a manifestação 

Na cidade de Bom Sucesso de Itararé, a equipe gestora da Escola Estadual Aparício Bíglia Filho realizou a Busca Ativa de casa em casa para que os alunos realizarem a manifestação. Para os alunos que possuem dificuldades com conexão eles levaram um material impresso para que eles pudessem consultar as opções.

“Quando não havia o decreto municipal proibindo as atividades presenciais, esses alunos vinham até a escola e junto ao Proatec eles conseguiam utilizar computadores e internet da nossa unidade para responder questionários e até mesmo fazer as provas”, explicou a vice-diretora Aline de Cássia Santos Monteiro Maria.

Em um dia, foram visitados 17 bairros da região, onde residem os alunos, percorrendo aproximadamente 200 km. A unidade estima que cerca de 20% dos alunos dos alunos só conseguiram participar graças a essa iniciativa, pois não há sinal de internet onde moram.

Fonte: Governo de SP

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA