Aproveitando os espaços físicos e, também, o ambiente digital para oferecer programações ao público, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realizará, nas duas primeiras semanas de janeiro, ações pensadas para as férias, nova série no Blog do CPPR e live com o Museu do Futebol.
Iniciando a programação especial de férias, materiais educativos serão entregues para quem visitar a instituição presencialmente, entre os dias 06 e 31, para que atividades sejam desenvolvidas com as crianças, como parte da série “Para fazer em família”. Já do dia 08 (sexta-feira) em diante, o público poderá aproveitar diferentes jogos e desafios no jardim do complexo da antiga Hospedaria do Brás, como twister na grama, corda, amarelinha e corrida de obstáculos. As brincadeiras estarão disponíveis de quarta a domingo, das 11h às 17h, seguindo os protocolos de segurança e com higienização constante.
Nos dias 09 (sábado), 24 (domingo) e 30 (sábado), a mediadora de leitura do espaço “Semear Leitores” – inaugurado em parceria com a Fundação Bunge -, Gabrielli Chagas, apresentará contações de histórias lúdicas e divertidas, também diretamente do jardim, às 15h. Para quem quiser conferir sem sair de casa, as ações serão transmitidas ao vivo no perfil do MI no Instagram.
Com o encerramento da série “Quem entra no Brasil?” em dezembro, uma nova temática será lançada no Blog do CPPR no dia 13 (quarta-feira): em “Mulheres e Migração”, os artigos, quinzenalmente, irão refletir sobre as particularidades do processo migratório vivenciado pelas figuras femininas ao longo do tempo, desde a história da Hospedaria até a atualidade, dialogando com o acervo e a documentação do Museu.
No dia seguinte (14, quinta-feira), a live “Migração e futebol” contará com uma conversa entre a pesquisadora do MI, Angélica Beghini, e a coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol, Diana Mendes, às 17h, também no Instagram. As profissionais abordarão questões como a origem do esporte, a fundação dos times de São Paulo, o atual cenário de migração de jogadores, preconceito e racismo.
Ainda integrando o cronograma de férias, a atividade “Territórios imaginários” será realizada pelo Núcleo Educativo no dia 16 (sábado), às 15h, convidando o público a inventar um novo lugar e desenhar com giz, no piso da área externa, um “país”, pensando diferentes aspectos, como gastronomia, pontos históricos/turísticos, paisagens naturais, religiosidade e manifestações culturais. Para acompanhar as medidas preventivas em virtude da pandemia, a ação terá limite de participantes.
Serviço
Férias no Museu | Para fazer em família (materiais impressos)
Data: 06 a 31 de janeiro, de quarta a domingo
Horário: 11h às 17h
Local: Museu da Imigração
Férias no Museu | Jogos no Jardim
Data: 08 a 31 de janeiro, de quarta a domingo
Horário: 11h às 17h
Local: Jardim do Museu da Imigração
Férias no Museu | Contação de Histórias
Data: 09, 24 e 30 de janeiro
Horário: 15h
Local: Jardim do Museu da Imigração Plataforma Live: Instagram
Série “Mulheres e Migração”
Data: 13 de janeiro (quinzenalmente às quartas-feiras) Plataforma: Blog do CPPR
Live “Migração e futebol”
Data: 14 de janeiro
Horário: 17h Plataforma: Instagram
Férias no Museu | Territórios Imaginários
Data: 16 de janeiro
Horário: 15h
Local: Jardim do Museu da Imigração
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Fechado entre 1º e 05 de janeiro
Funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h).
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição www.museudaimigracao.org.br