A Secretaria de Estado da Habitação e a Prefeitura de São Bernardo entregaram, em 7 de dezembro, mais 12 apartamentos do Conjunto Habitacional Vila Esperança, no Montanhão. Os imóveis foram destinados a famílias que foram removidas de áreas de risco na região.
O empreendimento, com 448 unidades habitacionais, faz parte do projeto de urbanização da região. Executado pela prefeitura no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, o projeto visa o atendimento de famílias que vivem no complexo em situação de risco, além de ações de recuperação de áreas degradadas contemplando: estratégias de requalificação das áreas verdes e de lazer e estabilização geotécnica; ações de regularização para solucionar questões fundiárias e dominiais; e ações de trabalho técnico social.
A primeira etapa de obras culminou na entrega de 148 unidades habitacionais. Já a segunda fase do projeto prevê a construção de 124 moradias, sendo que, destas, 112 já foram concluídas até o momento. Outras 176 unidades serão construídas dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Conforme convênio assinado, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano repassa recursos complementares da ordem de 11,3 milhões para a execução da obra.