Sábado, 12 de Abril de 2025
InícioSÃO PAULOEstudantes da Etec de Rio Grande da Serra vencem Desafio de Redação

Estudantes da Etec de Rio Grande da Serra vencem Desafio de Redação


Os alunos Barbara de Oliveira e Guilherme Sobral da Escola Técnica Estadual (Etec) de Rio Grande da Serra foram premiados no Desafio de Redação – concurso realizado pelo jornal Diário do Grande ABC, que selecionou os melhores textos de escolas públicas e particulares da região. O tema proposto este ano foi As lições da pandemia para a construção de um futuro melhor.

Além de certificados, os premiados ganharam tablets para ajudar nas atividades da escola. Nesta quarta edição, o prêmio recebeu um total de 5.177 inscrições de 356 escolas e 39 alunos foram premiados. Confira aqui os trabalhos de Barbara e Guilherme selecionados pelo júri.

Surpreso com o resultado, Guilherme afirma que gosta da cultura nerd e de história e usou este repertório para se inspirar. “Busquei figuras históricas e clássicas para escrever a redação e citei o imperador Júlio Cesar e o filósofo Platão. Acho que ficou criativo”, afirma o jovem que cursa o Ensino Técnico de Informática Integrado ao Médio (Etim) e está no 6 º semestre.

Para Barbara, as aulas de português e a atualidade do tema ajudaram no desempenho. “Agradeço muito as orientações da professora Renata, que trabalhou os conceitos de dissertação, argumentação e estruturação do texto que me ajudaram a ganhar este concurso”, ressalta a aluna do 4º semestre do curso Ensino Técnico de Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Médio (Etim).

Pandemia e o futuro

O Desafio de Redação dividiu os participantes em grupos de alunos do ensino Fundamental II e Médio, da Educação de Jovens e Adultos (Eja) e Telessala. Para a orientadora educacional da Etec, Erika Lippe, esta competição é uma oportunidade única para os alunos colocarem em prática o que é desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura (LPL). “Os professores desenvolveram o projeto com maestria e mostraram aos alunos como usar a escrita para refletir, debater e dar um novo significado aos sentimentos negativos causados pela pandemia”, avalia a professora.

O Desafio de Redação já faz parte do calendário de atividades pedagógicas da Etec de Rio Grande da Serra que, mesmo com a quarentena, conseguiu inscrever 344 redações, se destacando como a escola pública com maior número de participantes. É o quarto ano em que a Etec disputa o concurso e a segunda vitória consecutiva. Em 2019, os estudantes Vinicius Paes e Maiara de Paula também foram premiados com redações sobre o A região que eu quero em 2030.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA